Reação emocionada após a premiação
Fernanda Torres, primeira brasileira a vencer o Globo de Ouro na categoria de Melhor Atriz em Filme de Drama, revelou estar em choque com a conquista durante entrevista à Globo, feita logo após a cerimônia realizada na noite de domingo (5/1) em Los Angeles.
"Juro, eu achava que não tinha jeito, que não tinha chance. Esse filme, 'Ainda Estou Aqui', é tão bonito, está movendo tantas coisas", declarou a atriz.
Ela revelou que apenas sua mãe, Fernanda Montenegro, acreditava na vitória. "Mamãe tinha certeza. Eu falava 'mãe, não', mas ela dizia que eu ia levar", contou Fernanda, que, no discurso de vitória, dedicou a estatueta à mãe, que era a única brasileira indicada na mesma categoria até então.
Reconhecimento internacional
Com a conquista, Fernanda Torres se junta a um seleto grupo de atrizes que venceram o Globo de Ouro por filmes de drama não falados em inglês. Além dela, apenas Liv Ullmann, Anouk Aimée e Isabelle Huppert conseguiram esse feito.
A atriz mencionou que não sabe ao certo o motivo pelo qual venceu, mas reconheceu o impacto da cobertura da imprensa internacional. "Meu nome veio vindo, a Variety ajudou imensamente. Começou uma campanha bonita", afirmou, citando a revista americana que destacou sua atuação na última semana.
Premiação marcante
O troféu foi entregue a Fernanda pelas mãos da atriz americana Viola Davis. Em seu discurso, Torres agradeceu ao diretor Walter Salles e lembrou que sua mãe tinha sido indicada ao mesmo prêmio. "Meu Deus, não preparei nada porque já estava feliz [em ser indicada]. Esse foi um ano incrível para os desempenhos de atrizes, tantas atrizes aqui que eu admiro tanto. E, claro, eu quero agradecer ao Walter Salles, meu parceiro, meu amigo. Que história, Walter! E, é claro, eu quero dedicar esse prêmio à minha mãe, vocês não têm ideia, ela estava aqui há 25 anos, e isso é uma prova que a arte pode sobreviver na vida, mesmo durante tempos difíceis, assim como os que Eunice Paiva passou. Com tanto problema hoje em dia no mundo, com tanto medo, esse é um filme que nos ajudou a pensar em como sobreviver em tempos como esses".
Walter Salles, que venceu o Globo de Ouro em 1999 com "Central do Brasil", estava presente na cerimônia, assim como Selton Mello, coprotagonista de "Ainda Estou Aqui". No filme, ele interpreta Rubens Paiva, ex-deputado cassado e morto durante a ditadura militar, marido da personagem de Torres, Eunice Paiva.
Selton Mello compartilhou um vídeo nos bastidores da premiação, emocionado com a vitória. "Que coisa histórica, e eu vi isso ao vivo. Eu estava com ela em cada dificuldade, foi tão lindo. É do Brasil", disse o ator enquanto aguardava Fernanda descer do palco para abraçá-lo.
Apesar da vitória de Fernanda, "Ainda Estou Aqui" não venceu na categoria de Melhor Filme em Língua Não Inglesa, troféu que ficou com a produção francesa "Emilia Pérez".
🚨 ENTREVISTA COMPLETA: Fernanda Torres vence Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme! 🇧🇷 #GoldenGlobes pic.twitter.com/cOlUdzNpRB
— TV Globo 📺 (@tvglobo) January 6, 2025