Martin Scorsese já definiu seu próximo projeto após 'Assassinos da Lua das Flores'. Em entrevista ao jornal L.A. Times na segunda (8), o cineasta anunciou que irá dirigir um filme baseado no livro "A Life of Jesus", de Shūsaku Endō. A decisão do diretor veio após um encontro com o Papa Francisco em 2023: "Respondi ao apelo do Papa aos artistas da única maneira que conheço: imaginando e escrevendo um roteiro para um filme sobre Jesus", declarou.
O cineasta planeja ambientar a trama no tempo presente, mas com o cuidado de oferecer uma perspectiva atemporal. "Não quero ficar preso a um determinado período", explicou Scorsese. O filme, previsto para ter aproximadamente 80 minutos, focará nos ensinamentos fundamentais de Jesus de maneira a explorar seus princípios sem fazer proselitismo.
Scorsese colaborou com o crítico Kent Jones para escrever o roteiro, que já está finalizado.
Obras religiosas de Scorsese
Esta será a segunda adaptação de Shūsaku Endō feita pelo diretor. Scorsese também filmou 'Silêncio', baseado num livro do autor, em 2016, que abordou a repressão aos jesuítas cristãos no Japão.
Vale lembrar que ele também já dirigiu um filme sobre Jesus, 'A Última Tentação de Cristo' (1988), com o ator Willem Dafoe no papel principal. Mas essa produção causou polêmica na Igreja Católica por mostrar um delírio de Jesus, em que ele recusa o plano de Deus para se sacrificar. Ele ainda fez um filme budista, 'Kundun' (1997), retratando a vida do Dalai Lama.
Os trabalhos da produção de "A Life of Jesus' devem começar após o Oscar 2024, já que o cineasta está atualmente envolvido na campanha de 'Assassinos da Lua das Flores' em busca de reconhecimento na premiação. O filme mais recente do diretor vai estrear na Apple TV+ na sexta-feira (12/1).