A volta dos mortos-vivos
A atriz Milla Jovovich foi confirmada como protagonista em "Twilight of the Dead", o sétimo e último capítulo da saga dos "Mortos-Vivos" de George A. Romero. O projeto é uma realização póstuma do cineasta, que escreveu o tratamento inicial antes de falecer em 2017.
Para Jovovich, o projeto marca um retorno ao gênero de zumbis após seu papel de destaque na franquia "Resident Evil". Ela vai atuar ao lado de Betty Gabriel ("Corra!") no filme, que tem direção de Brad Anderson ("Chamada de Emergência") e produção da Roundtable Entertainment e do espólio de Romero. As filmagens estão programadas para começar em março de 2025, com apresentação da Fortitude International no American Film Market.
Legado de Romero
Romero, que começou sua longa carreira de filmes de zumbis com "A Noite dos Mortos-Vivos" em 1968, gerou uma franquia que durou décadas e originou todo o subgênero dos filmes dos zumbis modernos. Diferente dos terrores de zumbis haitianos, que eram feitos até então, o cineasta transformou os zumbis numa epidemia pós-apocalíptica, reinventando os monstros em contexto de distopia sci-fi.
Além de "A Noite dos Mortos-Vivos", ele filmou mais cinco filmes de zumbis: "Despertar dos Mortos" (1978), "Dia dos Mortos" (1985), "Terra dos Mortos" (2005), "Diário dos Mortos" (2007) e "Ilha dos Mortos" (2009). Assim como o filme anterior, o capítulo inédito também se passa numa ilha.
História inédita
Ambientado em uma ilha tropical, "Twilight of the Dead" explorará a natureza sombria da humanidade a partir da perspectiva dos últimos humanos, que se encontram cercados entre facções de mortos-vivos.
Anderson revelou que o roteiro carrega uma carga emocional inesperada, comparando-o a sucessos como "Eu Sou a Lenda" e "Um Lugar Silencioso". "Quando li 'Twilight of the Dead', me emocionei ao final. É raro isso acontecer em um filme desse tipo, mas ele tem essa combinação de terror e sofrimento que eu adoro," declarou o diretor.
Efeitos especiais do diretor de "The Walking Dead"
O lendário designer de efeitos especiais Greg Nicotero, diretor de "The Walking Dead", está encarregado do visual dos zumbis. Vale lembrar que Nicotero começou sua carreira trabalhando com Romero no clássico "Dia dos Mortos", há 40 anos.
A equipe considera a possibilidade de expandir o universo dos "Mortos-Vivos" em novos projetos, dependendo do sucesso desta última obra.