O Oscar está chegando, temos muitos nomes grandiosos de Hollywood entre os indicados, mas vocês sabiam que já tivemos alguns brasileiros indicados na maior premiação do cinema? Vem cá que vou te contar tudo!
Já vou começar pela maior injustiça já vista no Oscar, que foi o prêmio de 1999. Em 99, Fernanda Montenegro foi indicada como Melhor Atriz por Central do Brasil, mas a academia deu o prêmio a Gwyneth Paltrow por Shakespeare Apaixonado. Que momento horrível, eu sei.
Já em 2004, tivemos um open bar de indicações com Cidade de Deus. O filme de Fernando Meirelles recebeu indicações de Melhor Diretor; Roteiro Adaptado, Edição e Fotografia.
Em 2016, O Menino e o Mundo, de Alê Abreu foi indicado na categoria de Melhor Animação, mas, infelizmente não levou.
Trazendo essa timeline para a indicação mais recente do Brasil, o polêmico documentário de Petra Costa, Democracia em Vertigem, foi o nome brasileiro mais recente, indicado a Melhor a documentário em 2020.
Em 2001, Paulo Machline levou o Brasil para os indicados a Melhor Curta em live-action por Uma História de Futebol, e não podemos deixar de citar os desbravadores brasileiros do Oscar, os primeiros indicados, O Pagador de Promessas de 63, O Quatrilho, em 96, e O Que é Isso, Companheiro?, em 98, todos indicados na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.
Não sei vocês, mas jamais superarei Fernanda perdendo para Gwyneth, mas vamos ver o que a premiação deste ano nos reserva.