Não foi dessa vez que o diretor Walter Salles conseguiu repetir a conquista do prêmio de Melhor Filme de Língua Não Inglesa no Globo de Ouro. Mesmo com o sucesso nas bilheterias e reconhecimento da crítica, Ainda Estou Aqui acabou sendo derrotado por Emília Pérez, produção francesa que figurava como uma das principais favoritas na premiação.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Além dessa categoria, a produção disputa mais indicações na premiação, entre elas Melhor Atriz Coadjuvante em Cinema, Melhor Diretor, Melhor Roteiro de Cinema, Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Atriz em Comédia ou Musical, Melhor Filme Cômico ou Musical.
Dirigido pelo francês Jacques Audiard, Emília Pérez narra a história de uma traficante trans que decide fazer uma cirurgia de redesignação de gênero. O filme é protagonizado pela atriz espanhola Karla Sofía Gascón. O elenco ainda conta com a presença de Zoë Saldaña, como uma advogada que se envolve nos negócios da protagonista, e Selena Gomez, que interpreta a esposa do traficante. Apesar de representar a França, o longa é falado em espanhol e inglês.
Cotado para disputar como um dos favoritos ao Oscar, a produção ainda conquistou o Prêmio do Júri e o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes 2024.
Apesar as premiações, o longa também é alvo de críticas pelo fato de ser um longa francês, se passar no México, mas contar com grande parte da equipe formada por norte-americanos e não ter nenhuma cena gravada em território mexicano.
Em contrapartida, Ainda Estou Aqui ainda tem chance de vencer o prêmio de Melhor Atriz em Filme de Drama pela atuação de Fernanda Torres. A brasileira é uma das favoritas a conquistar a estatueta do Globo de Ouro. Antes da cerimônia, a atriz destacou a importância do filme para o cinema brasileiro e legado para as próximas gerações. "A vitória já existe! A resistência tem sido gigante diante da indústria cinematográfica.
Torres concorre com outras renomadas atrizes do cinema: Nicole Kidman por Babygirl, Angelina Jolie por Maria Callas, Kate Winslet por Lee, Tilda Swinton por O Quarto ao Lado e Pamela Anderson por The Last Showgirl.