Tom Cruise prestou uma homenagem a Val Kilmer nesta quinta-feira, 3, durante sua participação na CinemaCon, evento da indústria cinematográfica realizado nesta semana em Las Vegas.
De acordo com a Variety, ator, que estava no palco para divulgar o novo filme da franquia Missão: Impossível, interrompeu a apresentação para pedir um minuto de silêncio em memória do colega, que morreu na última terça-feira, 1º, aos 65 anos.
Em Top Gun, Kilmer deu vida ao piloto Iceman, inicialmente rival de Maverick (Cruise), na escola de elite da Marinha norte-americana. A química entre os dois ajudou a transformar o longa em um fenômeno global, arrecadando mais de US$ 350 milhões, quase 2 bilhões de reais, e elevando ambos ao status de astros internacionais.
A sequência lançada em 2022 trouxe uma cena de reencontro entre os personagens, marcada por emoção e despedida. Diagnosticado com câncer de garganta em 2015, Kilmer havia perdido quase toda a capacidade de falar. Para recriar a voz do ator no filme, a produção recorreu ao uso de inteligência artificial.
Última cena de Val Kilmer no cinema
No reencontro de Top Gun: Maverick, Iceman aparece como um almirante prestes a morrer, e escreve no computador: "A Marinha precisa do Maverick. O garoto precisa do Maverick. Foi por isso que lutei por você. É por isso que você ainda está aqui."
Cruise, que já havia revelado ter se emocionado ao gravar a cena, voltou a exaltar a importância de Kilmer: "Ele é um ator tão poderoso que voltou a ser o Iceman no momento em que entrou em cena", disse, em entrevista anterior ao Jimmy Kimmel Live.