Vencedor do Oscar fará documentário sobre assassino do CEO da UnitedHealthCare

Alex Gibney vai explorar a vida de Luigi Mangione e o impacto do crime na sociedade norte-americana

16 dez 2024 - 19h55
Foto: Divulgação/Departamento de Polícia de Altoona / Pipoca Moderna

Produção do documentário

O cineasta Alex Gibney, vencedor do Oscar de Melhor Documentário em 2018 com "Um Taxi para a Escuridão", irá dirigir um novo documentário sobre Luigi Mangione, responsável pelo assassinato de Brian Thompson, CEO da UnitedHealthCare. A produção, realizada pela Anonymous Content e pela Jigsaw Productions, investigará "como os assassinos são criados e o que esse assassinato diz sobre a sociedade norte-americana e os valores que determinam quem vive e quem morre", segundo informações da revista Variety.

Publicidade

Ainda não há data definida para o lançamento.

O crime e sua motivação

Mangione cometeu o assassinato em Manhattan no dia 4 de dezembro, disparando um tiro fatal contra Thompson. Ele foi preso cinco dias depois em um McDonald's na Pensilvânia.

Relatos indicam que o crime foi motivado por um sentimento de injustiça em relação ao sistema de saúde dos Estados Unidos. Mangione sofria de dores severas nas costas e passou por uma cirurgia que não solucionou seu problema, o que teria intensificado sua revolta.

Publicidade

Impacto social e abordagem

O documentário dirigido por Gibney buscará analisar questões mais amplas relacionadas à saúde pública, desigualdade social e violência nos Estados Unidos. A narrativa pretende questionar como fatores econômicos e culturais influenciam ações extremas e quais reflexões surgem sobre justiça e responsabilidade em crimes de grande repercussão.

Pipoca Moderna
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações