O lendário ator Ney Latorraca morreu aos 80 anos na manhã desta quinta-feira (26). Ele estava internado na Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro, desde o último dia 20 de dezembro. O artista foi diagnosticado com câncer de próstata em 2019. O artista deixa o marido, o ator Edi Botelho, com quem era casado há 30 anos.
O velório do ator será realizado, amanhã (27), no Teatro Municipal (Praça Floriano Peixoto, Centro, Rio de Janeiro), das 10h30 às 13h30, aberto ao público. A cremação será reservada aos amigos e família.
A TV Globo e os canais VIVA e GNT vão prestar homenagens em memória à carreira de Ney Latorraca.
Ney Latorraca: "Para sobreviver eu preciso representar. Trabalhando é que eu sobrevivo"
Hoje, a emissora exibe o Conversa com Bial em comemoração aos 70 anos de vida de Ney Latorraca. No encontro remoto, o ator compartilha momentos marcantes de sua de vida, desde a infância e as dificuldades, sobretudo financeiras, enfrentadas por sua mãe, até sua paixão por atuar, e o papel da atividade como solução, à princípio, para essas dificuldades.
"Para sobreviver eu preciso representar. Trabalhando é que eu sobrevivo", diz. "E tudo com muito humor, com muita graça", completa.
O programa revisita alguns de seus principais trabalhos: desde sua estreia em novelas com Beto Rockfeller (1968); passando por Escalada (1975), ao grande sucesso em Vamp (1991).
Também traz sua presença marcante em programas de humor, como TV Pirata, de 1988. No teatro, destaca O mistério de Irma Vap (1986 - 1997), que ficou 11 anos em cartaz e entrou para o Guiness Book, e Othello (1982). E, no cinema, títulos como O Beijo no Asfalto, de 1980; entre outros.
O episódio celebra a relevância e o legado de Ney Latorraca como um dos grandes nomes da dramaturgia brasileira, e vai ao ar hoje, dia 26, na TV Globo após o Jornal da Globo, e amanhã, dia 27, às 23h30, no GNT.
Às 22h, o VIVA exibe o episódio Os Diferenciados, da série A Grande Família, em que o ator interpreta o papel do cantor Fred Marques. Às 22h30, vai ao ar no GNT o episódio do Que História É Essa, Porchat?, em que Fábio Porchat recebe Ney Latorraca, Cláudia Raia e Marcos Veras.
O Globoplay destaca, na página inicial, dois trilhos especiais em reverência à trajetória do ator. Homenagem a Ney Latorraca conta com títulos de trabalhos que marcaram todas as fases de sua carreira, como: Vamp, em que interpretou o vilão icônico Vlad, o líder dos vampiros da novela, um dos personagens mais marcantes da teledramaturgia brasileira; Da Cor do Pecado, com destaque para o grã-fino Eduardo, que levou leveza e humor à trama.
Já o trilho Memórias de Ney Latorraca destaca participações e entrevistas do artista em programas como Conversa com Bial, Que História É Essa, Porchat?, Programa do Jô, Vídeo Show, o documentário Grandes Atores e outros.