Já podemos pendurar a placa de "0 dias sem polêmica sobre o uso de inteligência artificial no meio audiovisual". Depois do barulho que se organizou em torno de Late Night with the Devil - ou Tarde da Noite com o Diabo -, produção independente de terror que utilizou IA generativa para criar algumas imagens estáticas, a polêmica veio à tona de novo.
Nesta ocasião foi ninguém menos que a prestigiada A24, considerada por muitos como a casa das mais interessantes e autorais produções que chegaram aos nossos cinemas nos últimos anos, quem utilizou esta tecnologia para criar uma série de imagens promocionais para seu último lançamento: o extraordinário Guerra Civil, de Alex Garland.
Recentemente, a conta oficial do Instagram da A24 publicou um carrossel composto por cinco imagens que refletiam vários cenários devastados nos Estados Unidos atolados na guerra civil em que o filme se passa. Não demorou muito para que os mais espertos percebessem padrões típicos de inteligência artificial presentes em todos eles, o que desencadeou inúmeras críticas em comentários que continuam aparecendo nas redes.
Entre eles estão carros de três portas, edifícios icônicos de Chicago localizados em posições erradas em relação à realidade, texturas caóticas ou um cisne gigante sem sentido.
Enquanto alguns usuários da rede social expressaram sua perplexidade pelo fato de nenh…
Guerra Civil e mais 5 filmes sobre distopias que você precisa conhecer