O documentário A Música de John Williams, no Disney+, relembra a carreira do compositor, cujo nome ficará para sempre associado aos de Steven Spielberg e George Lucas, e também descobrimos mais sobre o lendário tema de Tubarão (1975).
"Achei que ele estava brincando!"
Steven Spielberg amou tanto a trilha sonora de John Williams para o filme Os Rebeldes que sonhou em conhecê-lo, e por que não? O diretor resolveu pedir para que ele assinasse a trilha sonora de um próximo filme. Foi durante um almoço surpresa organizado em 1972 pela Universal que Spielberg conheceu o homem que se tornaria seu compositor favorito nas décadas seguintes, inseparável de sua fabulosa carreira.
Depois de entregar a trilha sonora de Louca Escapada em 1974, Williams retornou para Tubarão. O resultado? Uma obra-prima de simplicidade e de eficácia formidável, com um segundo Oscar, apenas quatro anos depois do recebido por Um Violinista No Telhado.
Um ostinato, duas notas, E e F, tocadas no baixo. Um motivo tocado cada vez mais alto, opressivamente, à medida que sentimos que o gigantesco tubarão ronda a zona e se aproxima da sua presa. Quando Williams tocou esse tema para Spielberg, ele caiu na gargalhada. Não poderia ter sido o tema principal do filme, poderia? Ele que idealizou uma melodia mais épica e muito menos despojada...
"Achei que ele estava brincando!", Steven Spielberg diz no documentário, falando com John Williams, discutindo com ele sua primeira reação. "Eu disse par…