A personagem Hello Kitty completou 50 anos em março de 2024. Afinal, ela foi criada em 1974 pela empresa japonesa Sanrio.
Foto: Reprodução Facebook POP MART
2 de 19
Mais especificamente, a personagem foi idealizada pela designer da Sanrio, a japonesa Yuko Shimizu.
Foto: Georges Seguin /Wikimédia Commons
3 de 19
Um ano depois da criação, Yuko Shimizu deixou a empresa e foi substituída pela designer Setsuko Yonekubo, que assumiu a Hello Kitty por cinco anos até 1980, quando Yuko Yamaguchi (foto) assumiu. Ela está na liderança da marca até hoje.
Foto: reprodução
4 de 19
Apesar da aparência de gata, Hello Kitty não é um animal como muitos pensam, mas sim uma personificação de alguém real.
Foto: Flickr Jay Tilston
5 de 19
Por isso, quando criou a personagem, a empresa japonesa estabeleceu que ela seria uma menina britânica de 3ª série do signo de Escorpião.
Foto: Divulgação
6 de 19
O design simplista da personagem -- sem boca e com um laço vermelho -- ajudaram a torná-la um ícone versátil e atemporal.
Foto: Divulgação
7 de 19
Apesar de ser uma personagem sem boca, a Hello Kitty consegue expressar uma variedade de emoções e personalidades por meio de suas diferentes poses e acessórios.
Foto: Reprodução Facebook POP MART
8 de 19
A Hello Kitty é conhecida por seu estilo kawaii, que significa "fofo" ou "bonitinho" em japonês.
Foto: Divulgação
9 de 19
A personagem tem uma irmã gêmea chamada Mimmy, além de outros amigos e familiares como My Melody, Kuromi e Keroppi.
Foto: Divulgação
10 de 19
Em meados de 2010, a empresa japonesa transformou a personagem em um fenômeno global de marketing, avaliado em US$6 bilhões anualmente. Em 2014, esse valor aumentou para US$8 bilhões anuais!
Foto: Imagem de Markus por Pixabay
11 de 19
Desde 2019, a Hello Kitty é a segunda franquia de mídia mais valiosa de todos os tempos, gerando US$80 bilhões em vendas de varejo ao longo da vida, ficando atrás apenas de Pokémon.
Foto: Reprodução Facebook POP MART
12 de 19
A personagem se tornou uma das mais queridas e icônicas não só do Japão, mas do mundo todo.
Foto: Imagem de Vinson Tan ( 楊 祖 武 ) por Pixabay
13 de 19
Sua imagem aparece em uma ampla variedade de produtos licenciados, desde roupas e acessórios até itens de papelaria e utensílios domésticos.
Foto: reprodução youtube
14 de 19
A Sanrio já promoveu a Hello Kitty até em avião comercial, um Airbus A330-200 a jato, denominado "Hello Kitty Jet".
Foto: derivative work/Wikimédia Commons
15 de 19
A personagem também já foi alvo de parcerias com marcas de luxo, como a Simmons Jewelry Co. e a Louis Vuitton, que lançou um carro, chamado "Hello Kitty Mini".
Foto: Takeaway /Wikimédia Commons
16 de 19
A personagem também já estrelou desenhos animados, filmes, videogames e até mesmo shows musicais.
Foto: Reprodução Youtube
17 de 19
Em março de 2024, em comemoração aos 50 anos da Hello Kitty, cinquenta artistas brasileiros foram selecionados para colaborarem na pintura de uma estátua da personagem. O "Hello Kitty Parade" foi promovido pela Sanrio Brasil, responsável pelos direitos da personagem.
Foto: Instagram @iannacconearts
18 de 19
Uma das artistas foi a designer Ana Carolina Iannaccone, de Florianópolis (SC). Ela viajou a São Paulo, já que as pinturas estavam concentradas na Estação Barra Funda da CPTM. "A Hello Kitty fez parte da minha infância. Corri para participar. Fui selecionada e fiquei feliz demais".
Foto: Instagram @iannacconearts
19 de 19
No evento, as pinturas deveriam ser feitas em uma escultura da Hello Kitty de fibra de vidro, com dimensões de 110 cm de altura, 30 cm de base e 100 cm de diâmetro.