“Eu não serei um astro do rock, serei uma lenda”, profetizou Freddie Mercury. Não era delírio nem pedantismo. Ele realmente se tornou um artista imortal.
O vocalista da banda Queen construiu uma das mais brilhantes carreiras do showbiz. E foi além: tornou-se uma referência de autoestima e empoderamento à comunidade LGBT.
Ouça o podcast Terra Entretenimento:
Bissexual, o britânico nascido na Tanzânia, descendente de parsis da Índia, é um dos maiores roqueiros de todos os tempos. Um ser performático que mesmerizava a plateia. Morreu aos 45 anos, em 1991, por complicações da Aids.
Em 1º de novembro estreia nos cinemas brasileiros o filme Bohemian Rhapsody, que retrata uma fase do Queen e da vida de sua maior estrela. O cantor é interpretado pelo americano de origem egípcia Rami Malek, famoso pela série Mr. Robot.
A voz em português de Mercury será de Hugo Bonemer. O ator tem no currículo produções de TV como A Lei do Amor (Globo), O Negócio (HBO) e As Canalhas (GNT). Aos 31 anos, ele já possui longa carreira no teatro, onde fez vários musicais. Destaque para Hair, Rock in Rio, Yank! e Ayrton Senna, no papel do inesquecível ídolo da Fórmula 1.
Bonemer conversou com o blog a respeito de sua escalação para dublar Freddie Mercury.
Você é fã de Freddie e da banda Queen?
Sou muito fã. Escuto Queen em casa há anos! A música que eu mais amo é Somebody to Love.
Como foi o convite para dublar Freddie?
Fiz um teste no estúdio Delart com o diretor Hercules Franco e a produtora da FOX Films Vera Bonafé. Os produtores americanos aprovaram. Eles acham que minha voz falada é similar à voz cantada do Freddie.
O fato de você falar abertamente de sua homossexualidade influenciou na escolha para a dublagem?
Acredito que, nesse caso, não tenha influência. Mas acho a coincidência linda. Vou fazer um trabalho com muito respeito e carinho por uma pessoa que todos nós amamos tanto.
Como avalia a atuação de Rami Malek como Freddie Mercury?
O Rami Malek está incrível. A transformação dele é assustadora.
O filme passa qual mensagem?
O longa fala da construção da identidade do Freddie, e tem um segredo que eu chorei muito ao descobrir, porque é muito lindo, eu não vou contar para não estragar, mas tem a ver com amizade.
Veja também: