Inteligência artificial, mudança na duração de filmes e mais: Como o cinema vai estar daqui a 25 anos?

Especulamos sobre o futuro da indústria cinematográfica após o aniversário de 25 anos do AdoroCinema.

4 abr 2025 - 20h39

O AdoroCinema completou 25 anos nesta semana e isso talvez seja um lembrete de alguns pontos interessantes: sim, o tempo passa rápido demais e há algumas décadas estávamos sofrendo para abrir a notícia de um filme pelo qual estávamos obcecados porque a internet estava um muito longe de ser como é hoje. Internet discada, quem lembra?

Foto: Alexander - stock.adobe.com / Adoro Cinema

Foi neste período também que muitos criaram um grande apreço pela sétima arte, seja através do site, nas tardes visitando a locadora do bairro e, claro, nas inesquecíveis idas ao shopping ou cinema da cidade para uma experiência que hoje se tornou corriqueira, mas já foi motivo de uma empolgação sem tamanho.

Publicidade

Aos poucos, as redes sociais ganharam um papel fundamental na divulgação de longas-metragens e séries de TV, que, ao lado da disseminação de serviços de streaming e novos formatos de reprodução em telas (celulares, notebooks, tablets etc), proporcionaram uma experiência completamente nova ao público.

Para além do afeto e da nostalgia, o AdoroCinema presenciou, e registrou ao lado de outros veículos atentos às tribulações da cultura pop, o desenvolvimento do audiovisual e o surgimento de inúmeros artistas. Hoje, acompanhamos uma nova era da indústria cinematográfica em que os indicadores para o futuro pipocam a todo instante - seja pela tecnologia, pelo discurso ou pela linguagem.

Uma vez que o córtex pré-frontal do portal esteja finalmente fechado (risos), assim como para o próprio site, os próximos 25 anos também devem corresponde…

Artigo original publicado em AdoroCinema

Publicidade

O que acontece com seu cérebro quando você assiste a um filme? Psicologia explica efeitos de cada gênero cinematográfico na química cerebral

Conheça o novo aplicativo do AdoroCinema e confira indicações personalizadas de filmes e séries para assistir

Nem Sintonia, nem Senna: Esta é a melhor série brasileira da Netflix, segundo os usuários do AdoroCinema

"Assisti mais de 500 vezes": Esta comédia romântica com Mark Ruffalo lançada há 20 anos é uma das favoritas dos leitores do AdoroCinema

Fique por dentro das principais notícias de Entretenimento
Ativar notificações