Uma das grandes estrelas de Hollywood, Joaquin Phoenix venceu o Oscar por Coringa (2019) e tem fama de abandonar seus projetos de última hora. Isso quase aconteceu em um de seus primeiros papéis de destaque no cinema: Gladiador (2000).
Joaquin Phoenix interpretou Commodus em Gladiador, mas pensou em abandonar o filme durante as filmagens. O diretor Ridley Scott comentou ao The New York Times sobre o assunto. "Ele estava com sua roupa de príncipe dizendo: 'Não consigo fazer isso'. Eu disse: 'O quê?' E Russell [Crowe] disse: 'Isso é terrivelmente pouco profissional'".
Ridley Scott ainda explicou como fez para convencer Joaquin Phoenix a continuar no filme estrelado por Russell Crowe. "Posso agir como um irmão mais velho ou pai. Mas sou muito amigo do Joaquin. Gladiador foi um batismo de fogo para nós dois no começo".
No final das contas, Gladiador catapultou a carreira de Joaquin Phoenix e lhe rendeu sua primeira indicação ao Oscar pela icônica interpretação de Commodus. Recentemente, Phoenix foi muito criticado após abandonar o novo filme de Todd Haynes cinco dias antes das filmagens e também tentou desistir de Coringa no último minuto.
O primeiro Gladiador se passa nos dias finais do reinado de Marcus Aurelius (Richard Harris), o imperador desperta a ira de seu filho Commodus (Joaquin Phoenix) ao tornar pública sua predileção em deixar o trono para Maximus (Russell Crowe), o comandante do exército romano. Sedento pelo poder, Commodus mata seu…