Karla Sofía Gascón é a primeira atriz transgênero a ser indicada ao Oscar

Estrela de Emilia Pérez irá disputar o prêmio de Melhor Atriz contra atrizes como Demi Moore (A Substância) e Fernanda Torres (Ainda Estou Aqui)

23 jan 2025 - 11h51
Karla Sofía Gascón, de Emilia Pérez, é a primeira atriz transgênero a ser indicada às categorias de atuação no Oscar
Karla Sofía Gascón, de Emilia Pérez, é a primeira atriz transgênero a ser indicada às categorias de atuação no Oscar
Foto: Divulgação/Paris Filmes / Rolling Stone Brasil

Karla Sofía Gascón, estrela de Emilia Pérez, fez história ao se tornar a primeira atriz transgênero a ser indicada às categorias de atuação no Oscar. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou, nesta quinta-feira (23), os indicados à 97ª edição da maior premiação do cinema e o nome da artista apareceu na categoria de Melhor Atriz.

Agora, Gascón irá disputar o prêmio contra Cynthia Erivo, por Wicked; Mikey Madison, por Anora; Demi Moore, por A Substância; e Fernanda Torres, por Ainda Estou Aqui. A vencedora será revelada no dia 2 de março de 2025, quando acontece a premiação.

Publicidade

Qual é a história de Emilia Pérez?

Em Emilia Pérez, Zoë Saldaña (Avatar: O Caminho da Água) interpreta uma advogada, que é procurada por um líder de um cartel de drogas, vivido por Karla Sofía Gascón, e recebe a proposta inesperada de ajudá-lo com um plano secreto: tornar-se a mulher que sempre sonhou.

O longa estreou na última edição do Festival de Cannes e saiu do evento com duas vitórias: Prêmio do Júri e Melhor Interpretação Feminina para o quarteto Selena Gomez (Only Murders in the Building), Zoë Saldaña, Karla Sofía Gascón e Adriana Paz (Vis a Vis).

Quando estreia Emilia Pérez?

Lançado pela Netflix nos Estados Unidos, Emilia Pérez, que é escrito e dirigido por Jacques Audiard, chegou ao Brasil durante a 26ª edição do Festival do Rio. Porém, o longa estreia oficialmente nos cinemas brasileiros apenas em 6 de fevereiro. Assista ao trailer:

Especial de cinema da Rolling Stone Brasil

O cinema é tema do novo especial impresso da Rolling Stone Brasil. Em uma revista dedicada aos amantes da sétima arte, entrevistamos Francis Ford Coppola, que chega aos 85 anos em meio ao lançamento de seu novo filme, Megalópolis, empreitada ousada e milionária financiada por ele próprio.

Publicidade

Inabalável diante das reações controversas à novidade, que demorou cerca de 40 anos para sair do papel, o cineasta defende a ousadia de ser criativo da indústria do cinema e abre, em bom português, a influência do Brasil em seu novo filme: "Alegria".

O especial ainda traz conversas com Walter Salles, Fernanda Torres e Selton Mello sobre Ainda Estou Aqui, um bate-papo sobre trilhas sonoras com o maestro João Carlos Martins, uma lista exclusiva com os 100 melhores filmes da história (50 nacionais, 50 internacionais), outra lista com as 101 maiores trilhas da história do cinema, um esquenta para o Oscar 2025 e o radar de lançamentos de Globoplay, Globo Filmes, O2 Play e O2 Filmes para os próximos meses.

O especial de cinema da Rolling Stone Brasil já está nas bancas de jornal, mas também pode ser comprado na loja da editora Perfil por R$ 29,90. Confira:

Qual foi o melhor filme de 2025 até agora? Vote no seu favorito!

  • Baby
  • Babygirl
  • A Semente do Fruto Sagrado
  • Aqui
  • Maria Callas
  • Luiz Melodia: No Coração do Brasil
  • Lobisomem
  • MMA - Meu Melhor Amigo
  • Anora
  • Conclave
Rolling Stone Brasil
Fique por dentro das principais notícias de Entretenimento
Ativar notificações