A The Walt Disney Company Brasil acaba de anunciar o lançamento da segunda edição do projeto Marvel - O Poder É Nosso - iniciativa da Marvel desenhada para o público brasileiro. A primeira edição aconteceu em 2022 e trouxe cinco artistas pretos para criarem releituras de personagens negros da Marvel através de seus próprios estilos artísticos.
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As obras foram posteriormente transformadas em guias de estilo, originando coleções exclusivas de vestuário, calçados e acessórios licenciados.
Este ano, seguindo o propósito do projeto, a Marvel no Brasil se juntou ao KondZilla e convidou os artistas Jovem MK, MC Luanna e Malcolm VL para interpretar uma música trap que faz um link entre os heróis negros da Marvel e a realidade da juventude preta no Brasil.
O single Poder É Nosso foi escrito por Coruja BC1, com produção musical do DJ MaxnosBeatZ, e estará disponível em todas as plataformas digitais a partir do dia 28 de setembro.
A equipe de KondZilla também foi responsável por produzir o videoclipe da música, que será lançado em 28 de setembro no YouTube da marca. Dirigido por Kaique Alves e gravado em Heliópolis, maior comunidade de São Paulo, e no centro da cidade, a produção apresenta jovens pretos em situação de vitória e como eles se sentem ao serem chamados por um poder que representa a força de heróis e heroínas sem capa.
Ambas as produções reforçam o posicionamento da Marvel como uma marca diversa, aproximando-a da população negra nas comunidades a partir da música. Além disso, a Marvel Brasil também lançará minidocumentários no seu canal oficial do YouTube mostrando os bastidores e produção da música, com entrevistas dos artistas.
"A oportunidade de fazer uma conexão da história e realidade de vários jovens do Brasil com os heróis negros da Marvel é uma chance incrível de inspirar e mostrar a responsabilidade que a arte tem. E a forma como foi feito, através de artistas que representam a cultura urbana em suas letras e atitudes, deixa o projeto com muita originalidade e faz dele único. O resultado final é encantador, e celebra a junção criativa de KondZilla, Disney e Marvel", conta Tico Fernandes, Diretor de Criação e Sócio na KondZilla.
"Na segunda edição de Marvel - O Poder é Nosso exploramos a música como uma expressão artística poderosa, capaz de refletir as experiências e a riqueza cultural de diferentes comunidades, conectando-as de forma inédita ao universo da Marvel. O Poder é Nosso se consolida como um pilar estratégico e recorrente da Marvel no Brasil, promovendo a integração social e um impacto positivo na sociedade", diz Lucas Younis, head de marketing Brasil para consumer products na The Walt Disney Company Brasil.
Assim como a primeira edição, o projeto deste ano também se estenderá para o varejo através de coleções licenciadas exclusivas, lançadas por marcas como Converse, C&A, Condor, Kenner, entre outras.
O segundo ano do projeto Marvel - O Poder É Nosso
No segundo ano do projeto Marvel - O Poder É Nosso, a Disney vai continuar também com o apoio à Feira Preta. Durante os meses de outubro e novembro, o Instituto Feira Preta vai ministrar o Afrolab, um curso de capacitação que será oferecido de modo presencial para 30 jovens negros com enfoque na arte audiovisual e online, atendendo um total de 60 participantes.
As aulas presenciais serão realizadas no Museu das Favelas, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, que busca evidenciar a arte e as memórias das favelas do país.
Algumas peças produzidas pelos alunos durante o Afrolab farão parte da exposição do projeto Marvel - O Poder É Nosso, que será inaugurada em 26 de novembro no Museu, e aberta ao público. Esta iniciativa faz parte do Disney Future Storytellers, uma proposta da Disney que oferece inspiração e treinamento para jovens que serão os futuros profissionais da indústria criativa.
O programa promove o acesso a oportunidades para comunidades subrepresentadas, ajudando a formar uma força de trabalho representativa e respeitosa.