Em 2016, Moana - Um Mar de Aventuras conquistou o mundo com a história da corajosa jovem Moana Waialiki (Auli'i Cravalho), que embarca em uma aventura inédita para salvar sua tribo. Em sua companhia estão seu galo de estimação, Hei Hei (Alan Tudyk), e, claro, o semideus Maui (Dwayne Johnson).
A identificação dos espectadores com esses personagens não foi por acaso. Nos bastidores, houve uma complexa pesquisa para construir cada um deles. Em uma entrevista de 2017, durante a divulgação do primeiro filme para a revista Empire, os diretores e roteiristas John Musker e Ron Clements compartilharam que uma escolha quase fez Maui ser bem diferente do que conhecemos atualmente: ele seria careca — mas isso não teve nada a ver com a escolha de Dwayne Johnson para a dublagem. "A primeira coisa que a nossa designer fez foi desenhar Maui careca. Nosso primeiro storyboard, antes de ter Dwayne, mostrava o personagem careca", comentou John Musker.
Mas uma importante informação fez toda a diferença para a equipe manter os longos cabelos que conhecemos: vários feedbacks do departamento de pesquisa do filme informaram que o cabelo era parte do poder na mitologia de Maui. Quanto maior o cabelo, maior o poder. A partir disso, eles começaram a fazer versões com o cabelo comprido.
O cabelo foi uma parte…
Artigo original publicado em AdoroCinema
Moana 2 tem cenas pós-crédito? Animação da Disney prepara terreno para próximos passos da franquia