Morreu aos 93 anos o ator James Earl Jones, mundialmente conhecido por ser a inconfundível voz de Darth Vader, de "Star Wars", e de Mufasa, de "O Rei Leão". Ele estava em sua casa, em Nova York, e a causa da morte não foi divulgada até o momento desta publicação.
Embora seus papeis mais aclamados universalmente sejam os dois em que atua somente por voz, o ator descoberto em 1958 nos palcos da Broadway deixa uma carreira imensa. Veja, a seguir, 7 filmes de James Earl Jones para conhecê-lo.
Dr. Fantástico (1964)
A obra definitiva de Stanley Kubrick sobre a paranoia da Guerra Fria tem Jones como o tenente Lothar Zogg. Ainda que seja um papel pequeno, ele tem uma relevância ímpar na história e sua voz distinta se destaca.
A Grande Esperança Branca (1970)
Jack Jefferson, primeiro pugilista negro a conquistar o título dos pesos-pesados, sofre constantes discriminação, principalmente por ser casado com uma moça de pele branca. A humilhação acontece quando é forçado a perder um combate para um lutador branco.
Star Wars: Episódio IV - Uma Nova Esperança (1977)
O primeiro episódio da Ópera Espacial de George Lucas foi a introdução de Earl Jones ao papel de voz de Darth Vader, que ele reprisou não apenas na trilogia inicial como também em séries animadas e spin-offs como "Rogue One" (2016).
A Caçada ao Outubro Vermelho (1990)
No suspense de conspiração política e Guerra Fria, primeira adaptação de Tom Clancy para os cinemas, Earl Jones divide o protagonismo com Sam Neill e Sean Connery, interpretando o Vice-Almirante Jim Greer, diretor da CIA.
Um Príncipe em Nova York (1988)
Earl Jones interpreta o Rei Jaffe Joffer na comédia de Eddie Murphy. Apesar de sua voz séria e barítona, o ator carrega a coroa com ar cômico neste clássico do final dos anos 80.
Campo dos Sonhos (1989)
No filme, um fazendeiro do Iowa começa a ouvir vozes e as interpretá-la como uma ordem para construir um diamante de baseboll em seus campos. Jones interpreta Terence Mann, basicamente o guia espiritual do personagem de Kevin Costner.
O Rei Leão (1994)
James Earl Jones empresta sua voz a Mufasa, o Rei da Selva e pai de Simba, na animação mais querida da Disney. Sua interpretação é tão marcante que ele voltou a interpretar o personagem na versão de 2019, feita com animação computadorizada e efeitos realistas.