Morte de Val Kilmer: como cirurgia na garganta para curar câncer fez ator perder a voz

Causa do óbito do artista, que chegou a usar tubo para respirar e comer, foi uma pneumonia

2 abr 2025 - 09h21
(atualizado às 09h52)
Resumo
O ator Val Kilmer, conhecido por Batman Eternamente e Top Gun, faleceu aos 65 anos em Los Angeles, vítima de pneumonia. Kilmer já havia enfrentado um câncer de garganta, com consequências de saúde duradouras.
Val Kilmer revelou uso de sonda em documentário sobre sua trajetória
Val Kilmer revelou uso de sonda em documentário sobre sua trajetória
Foto: Reprodução/Youtube Prime Video

Val Kilmer, ator de Batman Eternamente e Top Gun, morreu nesta terça-feira, 1º, aos 65 anos, em Los Angeles, na Califórnia, vítima de uma pneumonia. Este, no entanto, não foi o primeiro problema de saúde do artista, que, em 2014, foi diagnosticado com um câncer de garganta e precisou passar por um intenso tratamento, incluindo um procedimento chamado traqueostomia.

No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) aponta que, a cada ano, há cerca de 40.000 novos registros de casos de câncer de cabeça e pescoço. Nestes, estão incluídos os cânceres de garganta e outros tipos, como de laringe, língua e lábios. A incidência destes tipos costuma ser maior nos homens.

Publicidade

Principais sintomas do câncer de garganta

O blog Vida Saudável, do Hospital Albert Einstein, aponta estes sintomas em pessoas com câncer de garganta como os mais frequentes:

  • Dificuldade para engolir;
  • Sensação de que há algo na garganta;
  • Irritação constante na garganta;
  • Caroço no pescoço;
  • Alteração na voz ou rouquidão;
  • Perda de peso sem razão nem dieta;
  • Tosse;
  • Dificuldade para respirar.
Val Kilmer, em 'Top Gun'
Foto: Reprodução/Instagram @valkilmerofficial

Após saber da doença em 2014, o ator tornou público seu diagnóstico apenas em 2017, depois de chegar a negar o câncer. 

O que é a traqueostomia?

Para se recuperar da doença, Kilmer passou pela traqueostomia, um procedimento cirúrgico que permite a passagem de ar diretamente dos pulmões sem atravessar as vias aéreas superiores, explica o Hospital AC Camargo em seu manual Orientações para Pacientes - Traqueostomia. Recentemente, o jogador Pedro Severino passou pelo mesmo procedimento. Na pandemia de COVID-19, o processo de "respiração mecânica" era frequente em pacientes mais graves.

Livre do câncer já em 2016, a cirurgia de traqueostomia provocou danos permanentes às cordas vocais de Kilmer. No documentário Val (2021), o ator revelou que usava uma sonda de alimentação e afirmou que precisava "fazer a escolha entre respirar ou comer". Como o artista estava com a voz debilitada, o filme é narrado pelo filho de Kilmer, Jack, também ator.

Publicidade

Apesar do câncer que teve na época, a morte do ator nesta terça não foi causada pela doença. Conforme confirmado pela filha de Kilmer, Mercedes, ao jornal The New York Times, a causa do óbito foi uma pneumonia.

Val Kilmer revelou uso de sonda em documentário sobre sua trajetória
Foto: Reprodução/Youtube Prime Video

Pneumonia: sintomas e causas

A pneumonia é uma inflamação que afeta os pulmões, caracterizada pela inflamação nos alvéolos. As inflamações podem ser causadas por diferentes bactérias, vírus, fungos e outros microrganismos, além de substâncias químicas.

Entre os principais sintomas da pneumonia, de acordo com o Hospital Albert Einstein, estão: 

  • Tosse
  • Febre
  • Dificuldade para respirar
  • Dores no tórax
Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias de Entretenimento
Ativar notificações