James Cameron não é fã de filmes de super-heróis ou de grandes franquias, como o Universo Cinematográfico da Marvel e os filmes da DC, por mais espetaculares que sejam visualmente. O famoso cineasta é conhecido por seu perfeccionismo e sua paixão por usar a tecnologia para alcançar novos marcos na indústria cinematográfica, mas nem tudo se resume a efeitos visuais.
Em suas inúmeras entrevistas no final de 2022, por ocasião do lançamento iminente de Avatar: O Caminho da Água, Cameron falou várias vezes sobre a hegemonia das franquias de super-heróis para enfatizar que, embora ambos sejam sucessos de bilheteria, esses tipos de filmes não têm nada a ver com a saga de ficção científica à qual ele planeja dedicar sua vida.
Em uma declaração ao New York Times, por exemplo, o diretor falou sobre como Jake Sully (Sam Worthington) e Neytiri (Zoe Saldana) amadureceram em Avatar 2, enquanto os personagens da Marvel e da DC "agem como se estivessem no ensino médio".
Da mesma forma, em outra ocasião, ele se referiu aos efeitos especiais da Marvel como claramente inferiores aos de seus filmes: "Não jogamos na mesma liga", disse ele em uma entrevista à ComicBook.
"Obviamente, os grandes filmes de super-heróis estão dominando o setor [de efeitos especiais]. A evolução da tecnologia está nos unindo e nos elevando. Há artistas talentosos com mais ferramentas, mais tecnologia.... (...) Nossa equipe na WETA está constantemente recrutando e alguns dos novos recrutas estão vindo d…
"Me deixa doente": James Cameron admite que NÃO faria dois de seus melhores filmes novamente