Você já parou para pensar quem é o ator que mais fez novelas no Brasil? Em um país onde a teledramaturgia é um verdadeiro fenômeno cultural, muitos artistas veteranos deram início às suas trajetórias ainda na era pioneira da TV, lá na década de 1960.
O recordista de novelas, que acumulou impressionantes 59 novelas em seu currículo, pode ser visto atualmente na reprise de Alma Gêmea. Infelizmente, ele nos deixou em outubro deste ano, mas seu legado na televisão brasileira é eterno. Algum palpite?
Conheça o ator que mais fez novelas no Brasil
Se você pensou no saudoso Emiliano Queiroz, acertou em cheio! O Tio Nardo (Bernardo) de Alma Gêmea fez três novelas na TV Paulista (atual TV Globo São Paulo) e outras 56 na TV Globo, incluindo a versão censurada de Roque Santeiro (1975) e 13 participações especiais. Isso sem contar suas contribuições em minisséries, séries, humorísticos e programas infantis.
Nascido em 1936, na cidade de Aracati, no Ceará, Emiliano começou no teatro aos 14 anos e, aos 17, mudou-se para São Paulo determinado a construir sua carreira como ator. Sua estreia na teledramaturgia aconteceu aos 28 anos na novela Eu Amo Esse Homem (1964), da TV Paulista.
No ano seguinte, integrou o elenco de Ilusões Perdidas, a primeira telenovela produzida pela TV Globo. A partir daí, ele foi participando de uma novela atrás da outra, consolidando-o como um dos grandes nomes da dramaturgia brasileira.