A animação "Nimona", que foi descartada pela Disney por ser focada em personagens LGBTQIA+, foi resgatada pela Netflix e deverá estrear na plataforma do streaming em 2023.
Baseada em quadrinhos premiados da cartunista Noelle Stevenson, também responsável pela série animada "She-Ra e as Princesas do Poder", a produção acompanha a jornada de uma adolescente que consegue mudar de forma e embarca na missão de ajudar um cavaleiro a provar sua inocência após ele ser acusado de um crime que não cometeu.
O resgate do filme foi revelada pela própria Stevenson em suas redes sociais, junto da primeira imagem da produção.
O longa tem direção de Nick Bruno e Troy Quane (a dupla "Um Espião Animal"), e destaca a atriz Chloë Grace Moretz ("Tom & Jerry: O Filme") como dubladora da heroína que dá título a história, além de Riz Ahmed ("O Som do Silêncio").
"Nimona" estava sendo produzido pelo Blue Sky Studios, responsável por "Era do Gelo", "Rio" e "O Touro Ferdinando", mas com a compra da Fox pela Walt Disney Company em 2020, o estúdio foi absorvido e passou a alimentar produções da Disney+. Só que nem isso foi reservado para "Nimona", totalmente rejeitado.
De acordo com apuração da revista The Hollywood Reporter, a produção do filme estava adiantada, faltando apenas 25% de trabalho para ser concluído, quando a Disney optou por descartar o projeto.
Recentemente, a Disney se viu envolvida em diversas polêmicas por conta de sua posição em questões de gênero, desde o financiamento ao projeto de lei contra educação LGBTQIA+ nas escolas da Flórida, seguido por uma reversão e rejeição da lei pela empresa, até denúncias de censura em personagens LGBTQIA+ das animações da Pixar.
Nimona's always been a spunky little story that just wouldn't stop. She's a fighter…but she's also got some really awesome people fighting for her. I am excited out of my mind to announce that THE NIMONA MOVIE IS ALIVE…coming at you in 2023 from Annapurna and Netflix 🤘 pic.twitter.com/wEZuM2sXTt
— ND Stevenson (@Gingerhazing) April 11, 2022