O filme "A Substância" de Coralie Fargeat, estrelado por Demi Moore, foi submetido ao Globo de Ouro na categoria musical/comédia em vez de drama.
O filme “A Substância”, de Coralie Fargeat, sobre uma estrela de cinema de Hollywood envelhecendo, interpretada de forma inesquecível por Demi Moore, foi submetido à consideração do Globo de Ouro na categoria musical/comédia, e não como drama.
Perto do prazo final de submissão dos Globos, em 4 de novembro, a classificação do filme da Mubi era a última dúvida entre os principais concorrentes. Isso porque havia um debate dentro da equipe do filme e de Moore sobre como o longa deveria ser inscrito.
Por um lado, “A Substância" é um filme de terror perturbador, com níveis de sangue e violência que fariam David Cronenberg corar. Por outro lado, é uma sátira mordaz da indústria cinematográfica, onde a juventude e a beleza são frequentemente colocadas acima de tudo.
No fim, uma consideração decisiva pode ter sido aonde Moore teria a maior chance de uma indicação, ou até uma vitória. Se o filme fosse promovido como drama, Moore estaria competindo com veteranas renomadas, como Angelina Jolie por "Maria", Nicole Kidman por "Babygirl", Saoirse Ronan por "The Outrun" e Tilda Swinton por “O Quarto ao Lado".
No lado da comédia, porém, a concorrência mais forte de Moore será com duas estreantes: Mikey Madison por "Anora" e Karla Sofía Gascón por "Emilia Pérez", além, talvez, de Cynthia Erivo por "Wicked", Amy Adams por “Nightbitch" e Zendaya por "Rivais".
(*) Rodrigo James é jornalista, criador de conteúdo e publica semanalmente a newsletter MALA com notícias, críticas e pensatas sobre cultura pop e entretenimento.