A complicada relação dos Estados Unidos com a Guerra do Vietnã também se refletiu em seu cinema, especialmente no comercial. Análises críticas sobre a entrada em um conflito no qual não deveriam ter entrado e que deixou traumas irreparáveis em seus soldados coexistiram com tentativas de explorar essa raiva com espetáculos insanos. Depois vieram os filmes que tentaram ter tudo isso, como Rambo - Programado para Matar.
O início da saga de John Rambo, uma das mais icônicas protagonizadas por Sylvester Stallone, tornou-se um fenômeno incrível que mesclou sobrevivência, ação e uma leve reflexão sobre a recepção dos veteranos do Vietnã. Uma obra sensacional que lançou uma das trilogias mais bem-sucedidas dos anos 80, que você pode conferir no Prime Video.
Nele, o veterano se vê andando pelas estradas dos Estados Unidos, na esperança de encontrar um antigo companheiro de guerra. No entanto, a polícia de uma pequena cidade o toma por um vagabundo e não apenas o prende, mas também o faz sair em disparada. Isso desencadeia uma série de memórias traumáticas de tortura e o leva a enlouquecer e a lutar contra todos.
A adaptação da peça original é um projeto que vem assombrando Hollywood há mais de uma década, com diferentes atores na órbita para estrelar o projeto. Todos muito diferentes de Stallone, o que não só permite que Ted Kotcheff faça um filme de ação e sobrevivência atraente, mas também que ele refine um pouco tudo para que ainda haja uma mensagem a ser contada.
Os 5 filmes de Rambo do pior ao melhor: Este é o ranking dos leitores do AdoroCinema