Madres Paralelas, que volta a reunir o diretor Pedro Almodóvar com a atriz Penélope Cruz, abrirá a 78ª edição do Festival de Cinema de Veneza, que acontecerá de 1º a 11 de setembro.
"Nasci como diretor em Veneza em 1983 (…) na seção 'Mezzogiorno Mezzanotte". Trinta e oito anos depois me chamam para abrir a Mostra. Eu agradeço verdadeiramente ao festival por esta honra e espero estar à altura", afirmou o cineasta, referindo-se à exibição de Maus Hábitos que lhe deu fama internacional. Na verdade, aquele já era seu quarto longa-metragem.
A ligação do cineasta espanhol de 71 anos com o Festival de Veneza também se estende à premiação de um de seus filmes mais famosos, Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos, Melhor Roteiro em 1988, e ainda lhe rendeu uma homenagem em 2019, quando Almodóvar recebeu um Leão de Ouro honorário pelo conjunto de sua obra.
Em comunicado, o diretor do festival, Alberto Barbera, declarou ter ficado feliz por receber "este retrato intenso e sensível de duas mulheres que enfrentam os temas de uma maternidade com mudanças imprevisíveis, a solidariedade feminina e uma sexualidade vivida em plena liberdade e sem hipocrisia".
Além de abrir o festival, o novo filme, que também tem Milena Smit, Israel Elejalde, Aitana Sánchez Gijón, Julieta Serrano e Rossy De Palma no elenco, disputará o Leão de Ouro.