Os anos 1920 estarão em voga na cidade francesa de Cannes a partir desta quarta-feira (15) com o glamour próprio das estrelas de Hollywood representado por Leonardo DiCaprio e Carey Mulligan, protagonistas da nova versão de O Grande Gatsby, filme baseado no clássico de F. Scott Fitzgerald, que abrirá a 66ª edição do festival.
DiCaprio e Carey, junto ao diretor do filme, Baath Luhrmann, e outros colegas de elenco, como Tobey Maguire, protagonizarão o primeiro tapete vermelho de Cannes, símbolo inalterável da reunião mais importante do ano no mundo do cinema.
Fora de competição, O Grande Gatsby vai inaugurar as projeções desta edição, que conta com 20 produções na disputa oficial pela Palma de Ouro, e muitas outras estreias que despertam igual ou maior expectativa nas seções paralelas.
É o caso de Muhammad Ali's Greatest Fight, de Stephen Frears, que narra a luta do pugilista contra o Governo dos Estados Unidos pela Guerra do Vietnã, e de Blood Ties, do ator e diretor francês Guillaume Canet, em seu primeiro longa-metragem em inglês.
Há também muita expectativa pela presença de alguns homenageados nesta edição, como o comediante Jerry Lewis, que, com 87 anos, estará na apresentação de Max Rose, filme protagonizado por ele, e a atriz Kim Novak, com a projeção de uma cópia restaurada de Um Corpo que Cai, de Alfred Hitchcock.
No que se refere à competição, a disputa pela Palma de Ouro promete ser apertada. Roman Polanski (La Vénus à la Fourrure), os irmãos Coen (Inside Llewyn Davis), Nicolas Winding Refn (Only God Forgives), Alexander Payne (Nebraska) e François Ozon (Jeune et Jolie) parecem partir com vantagem, mas há muitos nomes que, a priori, são sérios candidatos a prêmios.
São os casos do iraniano Asghar Farhadi, que chega à Croisette com Le Passé, após o sucesso de A Separação, com o qual levou o Urso de Ouro em Berlim e o Oscar de melhor filme em língua estrangeira, e Steven Soderbergh, que há meses anuncia a sua aposentaria do cinema com Behind the Candelabra.
O júri que definirá o vencedor da Palma de Ouro e os prêmios de direção e interpretação é presidido por Steven Spielberg e formado ainda por Ang Lee, Cristian Mungiu, Naomi Kawase, Lynne Ramsay, Christoph Waltz, Nicole Kidman, Daniel Auteuil e Vidya Balan.
Além da competição pelos grandes prêmios, Sofia Coppola, com The Bling Ring, será a encarregada de inaugurar a mostra Um Certo Olhar, a segunda seção mais importância do festival.
Nesta mostra também estarão presentes os últimos trabalhos de James Franco (Enquanto Agonizo), da argentina Lucía Puenzo (Wakolda) e do espanhol Diego Quemada-Díez (La Jaula de Oro).
Como sempre, a expectativa não se limita aos filmes que estarão presentes do festival, estendendo-se às celebridades que levarão seu brilho a Cannes. Entre outros, marcarão presença Marion Cotillard, Justin Timberlake, Michael Douglas, Matt Damon, Ryan Gosling, Tilda Swinton, Emma Watson e Clive Owen.