Em 2020, no auge do isolamento social provocado pela pandemia de covid-19, um filme espanhol da Netflix tornou-se um sucesso instantâneo. Em "O Poço", a prisão vertical pela qual passa uma plataforma de comida serve como uma metáfora que elucida a pirâmide social e as desigualdades que estão na base de funcionamento do sistema capitalista, e isso fez com que o filme gerasse amplos debates sobre seu significado e o impacto de tal estrutura. Agora, quatro anos depois, uma sequência já está disponível na plataforma de streaming, mas será que o novo filme agradou tanto quanto o primeiro?
Em "O Poço 2", voltamos à mesma prisão vertical do primeiro filme, mas desta vez com uma nova história. Conforme a sinopse, "depois que um líder misterioso passa a ditar as regras no poço, uma nova moradora acaba se envolvendo na luta contra esse método controverso de combater o violento sistema de alimentação. Mas quando comer do prato errado é uma sentença de morte, até onde você iria para salvar sua vida?"
Dirigido, escrito e produzido por Galder Gaztelu-Urrutia, o mesmo do longa original, o filme é estrelado por Milena Smit (Perempuán) e Hovik Keuchkerian (Zamiatín). E, embora o antecessor tenha conquistado o público de maneira radical, a sequência não teve a mesma sorte. No agregador de críticas Rotten Tomatoes, o filme tem 50% de aprovação da crítica e apenas 26% de aprovação do público, um índice surpreendentemente baixo.
'O Poço 2' é considerado 'fraco' e 'um erro'
Para alguns críticos internacionais, a sequência não prova a razão de existir. O autor Jesse Hassenger, do jornal The Guardian, escreveu que o filme se transforma constantemente, e o resultado é difuso e disperso: "Às vezes, seu alvo é a economia questionável do capitalismo, a viabilidade questionável da verdade social ou da equidade econômica, a fervorosidade religiosa, a violência sombria que pode ser inerente ao ser humano, entre outras. [O diretor] passa por todos esses temas válidos [...] em um filme caótico com histórias sem sentido e elementos grotescos, visuais e narrativos."
Nas redes sociais, muitos assinantes da Netflix opinaram sobre a história, com alguns chegando a dizer que tiveram dificuldade para entender a trama.
Confira a seguir algumas reações.
assisti “ o poço 2 “ e digo com tranquilidade que o primeiro filme surra muito! achei que esse fugiu um pouco do conceito, apelou mto pro fanatismo e outras coisas. eu gostei, mas não amei. ⭐️⭐️⭐️ #netflix #opoco2 #opoco #obvio #filmes
— mika (@eumikaella.bsky.social) October 7, 2024 at 11:13 AM
O Poço 2 tem um gostinho de "pode copiar, só não faz igual" e assim foi feito um filme pior do que o primeiro. Nota: dó.
— Thelma Sofía (@musembani.bsky.social) October 7, 2024 at 10:34 AM
O poço 2 é uma crítica ao comunismo que definitivamente não deu certo
— nic mineirinha (@nicmineira.bsky.social) October 7, 2024 at 10:33 AM
Eu só queria dizer que assisti O Poço 2 esse fim de semana e eu achava que seria pior
— vanesad (@xanssa.bsky.social) October 7, 2024 at 10:00 AM