Fernanda Torres venceu no último domingo (5) — madrugada de segunda-feira (6) no Brasil — o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme de Drama pelo papel em Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles. A atriz disputava o prêmio com Angelina Jolie (Maria), Nicole Kidman (Babygirl), Kate Winslet (Lee), Pamela Anderson (The Last Showgirl) e Tilda Swinton (O Quarto ao Lado).
As câmeras da premiação, exibida ao vivo, mostraram reações de respeito por parte de Jolie, Kidman, Anderson e Swinton, que demonstraram felicidade pela brasileira. No caso da última citada, a comemoração empolgada a transformou em uma personalidade ainda mais adorada em território nacional.
No caso de Winslet, por outro lado, internautas repercutiram negativamente a falta de celebração. A britânica não foi vista batendo palmas, limitando-se a dizer algo para uma pessoa sentada próxima a ela.
Mas o que foi falado por Kate Winslet na ocasião? Uma influenciadora digital surda, que se apresenta online com o nome Jackie G, publicou um vídeo onde recorre à leitura labial para destacar precisamente a declaração da protagonista de Lee, também notória pelos trabalhos em Titanic (1997), O Leitor (2008), Steve Jobs (2015) e tantos outros filmes.
De acordo com a influencer, Winslet afirmou:
"Oh, ótimo, ótimo. Eu te disse.Eu não disse que isso aconteceria?"
Finalmente alguém fez a leitura labial correta da fala da Kate Winslet, todas as outras achei q não fazia mt sentido com o que saia da boca dela. Essa daqui é a que mais se encaixa pic.twitter.com/GUqULFJeto
— alie (@AlieCorpete) January 8, 2025
Uma foto que tem circulado nas redes sociais também mostra a britânica dando um sorriso direcionado à brasileira na ocasião. O momento não foi registrado pelas câmeras da transmissão.
Fernanda Torres conquista Globo de Ouro
A última vez que o Brasil havia garantido o Globo de Ouro foi em 1999, quando Central do Brasil (1998) levou o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro. No mesmo ano, Fernanda Montenegro concorreu à categoria de Melhor Atriz, mas perdeu para Cate Blanchett em Elizabeth (1998).
Durante entrevista à TV Globo nos bastidores da premiação comandada pela Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood, Fernanda Torres falou sobre as expectativas que tinha para o resultado da disputa na categoria na qual saiu vitoriosa. Ela disse:
"Achava que não tinha jeito, a menor chance. Estou chocada. [Uma emoção muito grande] mesmo, por tudo, pela história com a mamãe, com Walter... pela Eunice Paiva, pelo Marcelo Paiva [autor do livro que foi base para o filme e filho de Eunice e Rubens Paiva], eu estou tão... esse filme é tão bonito, está movendo tantas coisas. Marcelo, eu não falei teu nome! Amo você, cara. O livro dele que moveu esse filme. É tudo muito bonito."
Além disso, ela relembrou como Montenegro tinha boas expectativas para Globo de Ouro 2025:
"Mamãe tinha certeza! Ela falava: 'vai levar'."
Em seguida, Fernanda Torres refletiu sobre a maneira como ela avalia a vitória na premiação de Hollywood:
"É um ano muito dividido porque todo mundo merecia. Eu não sei. Acho que o trabalho da gente... não tenho ideia. Não sei quem vota, a gente está num trabalho muito forte. Meu nome veio vindo. [A revista] Variety ajudou imensamente, Collider, Deadline. Começou uma campanha bonita comigo, sabe? Mas não tenho ideia."
Além disso, a atriz disse que a ideia de vencer o Globo de Ouro era muito distante e já estava satisfeita apenas com a nomeação. Por fim, destacou o efeito que tal conquista pode ter na arte brasileira.
"Estou agora realmente emocionadíssima. Espero que ainda mais gente vá ver esse filme, O Auto da Compadecida 2, Manas e ver milhares de filmes lindos que a gente faz e que isso ajude a fortalecer o cinema, o teatro e a arte no Brasil. Vamos ter orgulho dos nossos artistas e escritores. É um pouco isso. Esse filme trouxe isso de volta."
A história de Ainda Estou Aqui
Baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, Ainda Estou Aqui é ambientado no Rio de Janeiro, no início dos anos 1970, em meio à ditadura militar, e conta a história de Eunice Paiva, mãe de cinco filhos, que se envolve em uma busca infindável pela verdade após o seu marido, Rubens, ser levado por policiais à paisana e desaparecer.
O longa é estrelado por Fernanda Torres (Casa de Areia, Fim) e ainda conta com Fernanda Montenegro (Central do Brasil, Doce de Mãe), Selton Mello (Lisbela e o Prisioneiro, Meu Nome Não é Johnny), Maeve Jinkings (Pedágio), Antonio Saboia (Destino Particular), Humberto Carrão (Marighella) e Marjorie Estiano (Sob Pressão) no elenco.
Assista ao trailer:
Especial de cinema da Rolling Stone Brasil
O cinema é tema do novo especial impresso da Rolling Stone Brasil. Em uma revista dedicada aos amantes da sétima arte, entrevistamos Francis Ford Coppola, que chega aos 85 anos em meio ao lançamento de seu novo filme, Megalópolis, empreitada ousada e milionária financiada por ele próprio.
Inabalável diante das reações controversas à novidade, que demorou cerca de 40 anos para sair do papel, o cineasta defende a ousadia de ser criativo da indústria do cinema e abre, em bom português, a influência do Brasil em seu novo filme: "Alegria".
O especial ainda traz conversas com Walter Salles, Fernanda Torres e Selton Mello sobre Ainda Estou Aqui, um bate-papo sobre trilhas sonoras com o maestro João Carlos Martins, uma lista exclusiva com os 100 melhores filmes da história (50 nacionais, 50 internacionais), outra lista com as 101 maiores trilhas da história do cinema, um esquenta para o Oscar 2025 e o radar de lançamentos de Globoplay, Globo Filmes, O2 Play e O2 Filmes para os próximos meses.
O especial de cinema da Rolling Stone Brasil já está nas bancas de jornal, mas também pode ser comprado na loja da editora Perfil por R$ 29,90. Confira:
+++ LEIA MAIS: Ainda Estou Aqui resgata a importância de contar os horrores do regime militar brasileiro a uma nova geração
+++ LEIA MAIS: Marcelo Rubens Paiva, autor de Ainda Estou Aqui, celebra vitória de Fernanda Torres no Globo de Ouro
+++ LEIA MAIS: Fernanda Torres brinca após vitória no Globo de Ouro: 'Ainda Estou Aqui trabalhando!'
+++ para seguir a Rolling Stone Brasil @rollingstonebrasil no Instagram
+++ para seguir o jornalista Igor Miranda @igormirandasite no Instagram