Da próxima vez que você for ver O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei, recomendamos pausar, exatamente, às 3 horas, 55 minutos e 27 segundos. Na cena, Gandalf, Bilbo e Frodo vão aos Portos Cinzentos para partir em direção às Terras Imortais. Enquanto o Mago se despede dos Hobbits, olhe atentamente para sua mão direita, apoiada em seu cajado, e para o anel em seu dedo médio.
Como todos os grandes fãs que leram cada uma das obras de J.R.R. Tolkien provavelmente já sabem, não se trata de um anel qualquer, mas de Narya, também chamado de Anel do Fogo ou Anel Vermelho - ou seja, um dos três Anéis de Poder dados aos Elfos.
Gandalf usa o Anel do Fogo
Inicialmente propriedade do carpinteiro Círdan (enquanto os outros dois pertenciam a Gil-Galad e Galadriel), Narya havia sido dada por seu proprietário a Gandalf quando este pisou na Terra Média. Na verdade, Círdan sentiu que o sábio desempenharia um papel importante na luta contra as forças do mal e ofereceu-lhe Narya para ajudá-lo em sua busca.
De acordo com os escritos de Tolkien, e ao contrário do que podemos ver na série Os Anéis de Poder, os artefatos foram, de fato, os últimos a serem forjados (com exceção do Um Anel), e Narya foi o último deles. Dotado de um poder muito especial, ele é capaz de devolver a fé e a coragem a todas as almas cansadas de um mundo vítima das trevas.
O Senhor dos Anéis: Ele é o único membro do elenco que se recusou a fazer uma tatuagem!