O Último Azul, de Gabriel Mascaro, concorre ao Urso de Ouro no Festival de Berlim 2025

Após Boi Neon e Divino Amor, cineasta volta às telonas com longa estrelado por Rodrigo Santoro, que irá concorrer à maior honraria do prêmio

21 jan 2025 - 13h24
O Último Azul, novo longa de Gabriel Mascaro, concorre ao Urso de Ouro no Festival de Berlim 2025
O Último Azul, novo longa de Gabriel Mascaro, concorre ao Urso de Ouro no Festival de Berlim 2025
Foto: Guillermo Garza/Desvia / Rolling Stone Brasil

Seis anos após a passagem de Divino Amor pelo Festival de Berlim, em 2019, Gabriel Mascaro retorna ao evento com O Último Azul, que irá estrear mundialmente na competição oficial da próxima edição do evento cinematográfico, um dos principais do mundo, que acontece entre os dias 13 e 23 de fevereiro.

Sob o título internacional de The Blue Trail, o longa, que marca a segunda passagem do cineasta pelo festival, irá concorrer ao Urso de Ouro, principal honraria do evento, que terá Todd Haynes (Carol) como presidente do júri neste ano.

Publicidade
"Só o fato de O Último Azul ter sido selecionado para a principal sessão da Berlinale já é uma grande vitória para o cinema brasileiro. Estou muito honrado em saber que nosso filme vai competir pelo Urso de Ouro, mas o prêmio maior já ganhamos, que é ver a cultura brasileira pujante novamente", afirmou o cineasta em comunicado à imprensa.

Em O Último Azul, conhecemos Tereza (Denise Weinberg, Greta), que tem 77 anos, reside em uma cidade industrializada na Amazônia e recebe um chamado oficial do governo para residir numa colônia habitacional compulsória onde idosos devem "desfrutar" de seus últimos anos, permitindo que a juventude produza sem se preocupar com os mais velhos. Antes do exílio forçado, Tereza embarca numa jornada pelos rios e afluentes para realizar um último desejo que pode mudar seu rumo para sempre.

Especial de cinema da Rolling Stone Brasil

O cinema é tema do novo especial impresso da Rolling Stone Brasil. Em uma revista dedicada aos amantes da sétima arte, entrevistamos Francis Ford Coppola, que chega aos 85 anos em meio ao lançamento de seu novo filme, Megalópolis, empreitada ousada e milionária financiada por ele próprio.

Inabalável diante das reações controversas à novidade, que demorou cerca de 40 anos para sair do papel, o cineasta defende a ousadia de ser criativo da indústria do cinema e abre, em bom português, a influência do Brasil em seu novo filme: "Alegria".

O especial ainda traz conversas com Walter Salles, Fernanda Torres e Selton Mello sobre Ainda Estou Aqui, um bate-papo sobre trilhas sonoras com o maestro João Carlos Martins, uma lista exclusiva com os 100 melhores filmes da história (50 nacionais, 50 internacionais), outra lista com as 101 maiores trilhas da história do cinema, um esquenta para o Oscar 2025 e o radar de lançamentos de Globoplay, Globo Filmes, O2 Play e O2 Filmes para os próximos meses.

Publicidade

O especial de cinema da Rolling Stone Brasil já está nas bancas de jornal, mas também pode ser comprado na loja da editora Perfil por R$ 29,90. Confira:

Qual foi o melhor filme de 2025 até agora? Vote no seu favorito!

  • Baby
  • Babygirl
  • A Semente do Fruto Sagrado
  • Aqui
  • Maria Callas
  • Luiz Melodia: No Coração do Brasil
  • Lobisomem
  • MMA - Meu Melhor Amigo
Rolling Stone Brasil
Fique por dentro das principais notícias de Entretenimento
Ativar notificações