O início do ano para aqueles que adoram cinema é sinônimo de uma das épocas mais interessantes da indústria cinematográfica: a temporada de premiações. De forma especial, o mês de janeiro está recheado, com eventos em praticamente todas as semanas. A honraria que dará o pontapé nessa fase é o Globo de Ouro 2024, que acontece em 7 de janeiro, seguido do Critics Choice Awards 2024 (14/01) e do Emmy Awards 2023 (15/01).
Após diversas controvérsias ao longo dos últimos anos, com direito a mudança radical no quadro de membros posterior a denúncias de lobby, a organização tem tentado retomar o prestígio com novas abordagens. A lista de indicados deste ano, com um misto de produções populares e outras alternativas, é uma das ações que prevê a ampliação e o resgate do público, por exemplo.
Neste ano, a premiação terá duas novas categorias: "Realização Cinematográfica e de Bilheteria" e "Melhor Performance em Comédia Stand-Up na Televisão". Enquanto o primeiro focará em longas-metragens mais lucrativos e vistos, com pelo menos 150 milhões de dólares em bilheteria, o segundo deve reconhecer um registro do formato tradicional de stand-up, com especiais exibidos na TV aberta ou paga, streaming, entre outros formatos de transmissão.
Com a mistura de filmes e séries, estão entre os projetos mais indicados produções como Barbie, Oppenheimer, Assassino…