Referência na comédia, Jack Black consolidou sua trajetória com trabalhos do porte de Alta Fidelidade (2000), Escola de Rock (2003) e os remakes de Jumanji, entre outros que pertencem ou não ao gênero mencionado. Como esperado, o ator também teve suas influências e já destacou os nomes responsáveis por moldarem sua carreira artística.
Tais menções ocorreram durante entrevista de 2015 à Rolling Stone EUA. Primeiro, falou a respeito de John Malkovich, mas logo na sequência emendou mais dois astros importantes para ele.
Black disse:
Ele (Malkovich) se parecia como o cara maluco do deserto. Meus outros favoritos são o Christopher Walken e o Gene Wilder — dois caras que parecem ter um parafuso a menos. Por muito tempo, eu apenas fazia imitações deles."
Ainda de acordo com o americano, o processo de encontrar sua própria voz se deu por meio da comédia. E, curiosamente, fundida com música.
O divisor de águas para mim foi quando comecei a compor e a me apresentar ao vivo com Tenacious D (seu duo que funde rock e humor com Kyle Gass)."
A seguir, confira quem foram cada um dos atores mencionados por Jack Black.
Sobre John Malkovich
John Malkovich iniciou sua carreira em peças de teatro na cidade de Chicago em 1976. Alcançou a fama pouco tempo depois, após decidir se mudar para Nova York.
Os principais trabalhos de sua carreira são: Um Lugar no Coração (1984), Ligações Perigosas (1988), Na Linha de Fogo (1993), Con Air — A Rota da Fuga (1997), Quero Ser John Malkovich (1999) e Queime Depois de Ler (2008).
Malkovich foi indicado duas vezes ao Oscar, mas não conquistou o prêmio. Nos anos 1980, venceu o Emmy por sua atuação em A Morte de um Caixeiro Viajante (1985), filme lançado diretamente na TV.
Sobre Christopher Walken
Christopher Walken iniciou sua carreira artística em 1952, com apenas nove anos de idade. Viu seu nome ficar em evidência a partir da segunda metade dos anos 1970. Foi quando venceu o Oscar de melhor ator coadjuvante por sua atuação em O Franco Atirador (1978).
007 - Na Mira dos Assassinos (1985), Batman: O Retorno (1992), Pulp Fiction (1994), Anjos Rebeldes (1995) e Jogo Suicida (1997) são outros trabalhos de destaque. Ao longo de sua carreira, Walken ficou conhecido por sua versatilidade e excentricidade, transformando-o em uma influência para várias gerações de atores.
Sobre Gene Wilder
Nascido Jerome Silberman, Gene Wilder começou a atuar a partir de 1961. Ganhou fama por ter interpretado Willy Wonka na primeira versão cinematográfica de A Fantástica Fábrica de Chocolate, lançada em 1971.
A partir daí, Wilder passou a se especializar no gênero de comédia. Entre os títulos mais conhecidos de sua carreira, estão O Jovem Frankenstein (1974), Banzé no Oeste (1974), Cegos, Surdos e Loucos (1989) e Um Sem Juízo, Outro Sem Razão (1991).
A partir dos anos 2000, Gene Wilder deixou a atuação de lado para focar na literatura e pintura. O ator faleceu em 29 de agosto de 2016, aos 83 anos.
+++LEIA MAIS: A melhor banda da história do rock, segundo Jack Black
+++LEIA MAIS: Escola de Rock: Trilha sonora chega ao streaming pela primeira vez
Colaborou: Augusto Ikeda.