O ano de 1993 ficou marcado por um crime bárbaro no centro do Rio de Janeiro, mais precisamente, no entorno da igreja da Candelária. Oito meninos adolescentes foram mortos a tiros na madrugada do dia 23 de julho de 1993, alvos de quatro homens, três policiais e um ex-PM, que foram condenados pelo crime.
Mais de 30 anos depois, o caso real ganhou uma adaptação própria na Netflix. A minissérie Os Quatro da Candelária, criada por Luis Lomenha, chega em breve ao catálogo da plataforma, adicionando elementos ficcionais e cenas de ação, inspiradas nos relatos verdadeiros de pessoas que vivenciaram a tragédia:
"Na história real da candelária tinham 78 crianças vivendo na porta da igreja. Nós trouxemos para a sala alguns dos poucos que sobreviveram e eles nos ajudaram a entender esse universo e a conhecer um pouquinho de muitos desses personagens que habitavam lá", explicou Luis Lomenha, em um painel no evento Rio2C, em 2022.
Os roteiristas responsáveis pela adaptação foram Renata Di Carmo, Luh Maza, João Ademir, Dodô Azevedo, além do próprio Luis Lomenha. A trama, em quatro episódios, acompanha as 36 horas que antecedem o evento, pelo ponto de vista de quatro crianças.
Douglas (Samuel Silva), Sete (Patrick Congo), Jesus (Andrei Marques) e Pipoca (Wendy Queiroz) enfrentam os desafios para sobreviver nas ruas do Rio de Janeiro, enquanto alimentam a…
Série de Cidade de Deus vai ter 2ª temporada?
Cidade de Deus: O que acontece com Buscapé no final da 1º temporada da série?
Maníaco do Parque é baseado em uma história real? Entenda o que é verdade e o que é ficção no filme