Lily Gladstone fez história ao se tornar a primeira mulher nativo-americana a ganhar um Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme de Drama. Recentemente, com a divulgação da lista de indicados ao Oscar 2024, ela conseguiu mais um marco: é a segunda indígena a receber uma indicação de Oscar de Melhor Atriz.
Por mais que Lily tenha surgido nos holofotes nos últimos meses, com sua participação em 'Assassinos da Lua das Flores', a sua carreira começou bem antes. Sua estreia no cinema foi em 2012, com 'Terapia Intensiva'. Além disso, entre 2016 e 2019 ela colaborou com a cineasta Kelly Reichardt em algumas produções.
Uma curiosidade sobre Lily Gladstone é que ela usa os pronomes ela/elu. No ano passado, ela explicou que gosta do uso do gênero neutro por conta de seus ancestrais. "Na maioria das línguas nativas, na maioria das línguas indígenas, incluindo Blackfeet, não há pronomes de gênero. Não existe ele/ela, existe apenas elu", explicou na época. "Meu uso de pronomes é em parte uma forma de descolonizar o gênero para mim", finalizou.
Vale lembrar que Lily Gladstone está concorrendo ao Oscar de Melhor Atriz por sua atuação em 'Assassinos da Lua das Flores'. Ela disputa o prêmio ao lado de Emma Stone, de 'Pobres Criaturas', Annette Bening, de 'Nyad', Sandra Hüller, de 'Anatomia de Uma Queda' e Carey Mulligan, com 'Maestro'.