Oscar 2025: quais são as chances do Brasil na premiação?

Segundo especialistas ouvidos pelo Terra, uma vitória brasileira é possível, sendo a maior aposta na categoria de Melhor Filme Internacional

23 jan 2025 - 22h29
(atualizado às 23h51)
Fernanda Torres em "Ainda Estou Aqui"
Fernanda Torres em "Ainda Estou Aqui"
Foto: Reprodução/Globoplay

As indicações de Ainda Estou Aqui em três categorias do Oscar 2025, nesta quinta-feira, 23, abriu uma brecha de esperança nos brasileiros que se emocionaram ao assistir ao longa-metragem de Walter Salles. Pela primeira vez, um filme nacional concorre na categoria de Melhor Filme.

Fernanda Torres, indicada ao Oscar de Melhor Atriz, é a segunda artista brasileira indicada ao prêmio -- a primeira foi sua mãe, Fernanda Montenegro, em 1999, por Central do Brasil. A produção concorre, também, na categoria de Melhor Filme Internacional - sendo esta a maior aposta de cineastas ouvidos pelo Terra.

Publicidade

De acordo com Márcio Rodrigo, professor do curso de Cinema e Audiovisual da ESPM, o Oscar é um prêmio autopromocional, ou seja, de Hollywood para Hollywood. Este é um fator que deve ser levado em consideração para a categoria de Melhor Filme. 

Ainda Estou Aqui disputa a categoria com filmes tanto de Hollywood quanto estrangeiros. São estes: Anora, O Brutalista, Um Completo Desconhecido, Conclave, Emilia Pérez, Nickel Boys, A Substância e The Wicked.

"A divulgação é importante. Você precisa convencer 'velhinhos' que nunca assistiram a um filme de língua não-inglesa a assistirem a um filme falado em português. Tudo isso é muito volátil. Mas as pessoas também olham para o fenômeno social e político do mundo, então isso também pesa", disse.

Para o professor, há um desafio a ser enfrentado pelo Brasil, levando em consideração as 13 indicações do longa-metragem francês Emilia Pérez. "Há uma chance, talvez, em Melhor Filme Internacional. Alguns dias atrás, começaram a pipocar textos sobre o uso de inteligência artificial para corrigir o sotaque dos atores de Emilia Pérez e no filme O Brutalista. Esse tipo de volatilidade pode dar um Oscar pro Brasil", completou.

Publicidade

Opinião compartilhada pelo diretor e cineasta Halder Gomes. Segundo ele, o momento político atual e o enredo de Ainda Estou Aqui, que retrata os acontecimentos durante a ditadura militar no Brasil, podem adicionar um fator positivo ao Brasil. 

“O Brasil tem um filme que representa um período muito sombrio na nossa história. [...] E o filme vem para mostrar as consequências disso tudo, através de uma família, de uma história. Isso pode ser um momento de sensibilizar quem vota para entender que temos filmes maravilhosos, mas que o filme pode trazer algo de bem para as sociedades. Eu acho que o nosso é o que fala melhor nesse aspecto”, explica Gomes. 

Walter Salles, Selton Mello e Fernanda Torres
Foto: @seltonmello via Instagram / Estadão

Em relação à categoria disputada por Torres, os especialistas responderam de forma unânime: estão torcendo pela brasileira. Claro, a concorrência está acirrada, especialmente, com a indicação de Demi Morre com A Substância, mas o fato de haver um legado "familiar" na história brasileira na categoria e a visibilidade que a atriz vem ganhando internacionalmente podem dar força à campanha do Brasil. 

Para Hsu Chien Hsin, diretor e duas vezes participante da comissão do Oscar para escolha do filme brasileiro, há grandes chances de uma vitória.

"Ela não foi indicada para o BAFTA nem para o SEG, mas isso não a desfavoreceu na indicação de melhor atriz para o Oscar, o que foi uma grande surpresa, um grande alento para todo mundo, foi uma festa. A gente sabe que a Demi Moore, como é citado em várias matérias, é a favorita, mas a Fernanda é uma atriz brasileira que está fazendo muito sucesso agora nos Estados Unidos. Ela é convidada para várias mídias, está presente em vários talk shows. E também pelo fato de Central do Brasil, que foi o último filme brasileiro, ser do Walter, ter a Fernanda Montenegro, que foi sua mãe. Então, essa dobradinha, acho que vai ser uma coisa que vai emocionar muitos votantes, tem tudo para dar certo", analisou o diretor. 

Publicidade

A premiação está prevista para o dia 2 de março em Los Angeles, com apresentação de Conan O'Brien.

Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se