Ainda Estou Aqui foi indicado a três categorias do Oscar 2025. De acordo com a lista divulgada nesta quinta-feira, 23, a produção brasileira está concorrendo como Melhor Filme Internacional, Melhor Atriz, com Fernanda Torres, e, pela primeira vez na história, Melhor Filme.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
As indicações foram recebidas com muita alegria pelo público brasileiro. A vitória de Fernanda no Globo de Ouro deixou a expectativa alta e deu um gostinho de “esperança” para a maior premiação do audiovisual mundial. Perto de completar 60 anos, a atriz se diz feliz com a indicação e que está madura para enfrentar a maratona que vem a seguir.
Fernanda conta que conversou com o diretor da Sony Pictures, Michael Barker, responsável por inscrever Ainda Estou Aqui em oito categorias do Oscar e que também cuidou da campanha de Central do Brasil. Segunda ela, ele afirmou que a principal questão é fazer o filme ser visto.
Márcio Rodrigo, professor do curso de Cinema e Audiovisual da ESPM, explica que as indicações são resultado da qualidade do filme e de uma campanha longa que se iniciou no Brasil e agora irá seguir de forma estratégica.
“O filme está lá, e o que vão fazer agora é exatamente essa coleção de almoços, de entrevistas com a imprensa americana, de eventos, para dar continuidade ao trabalho de promoção do filme. Então, o trabalho de distribuição, de plano estratégico de distribuição, geralmente de marketing, de promoção do filme, continua, e a Fernanda Torres tem um papel essencial agora dentro desse processo, ainda mais que ela tem hoje debaixo do braço um Globo de Ouro de Melhor Atriz de Drama”, explica em entrevista ao Terra.
O mestre em Estudos Cinematográficos e Filmmaker Mário Granado detalha que essa etapa é bastante importante e que as redes sociais não ficam de lado. “Quem não é visto, não é lembrado. Como é um prêmio subjetivo, a arte é mais forte, não quem chegou primeiro. É quem consegue conviver melhor, quem está mostrando mais. Esses jantares, infelizmente, fazem parte de todo o processo”, pontua.
“É a primeira vez que estamos vendo, no caso da campanha brasileira, a primeira edição pós-redes sociais. Então, isso influencia também. Só a foto da Fernanda Torres, antes do Globo de Ouro, deu mais likes, mais comentários do que o número de seguidores da página do Oscar. Isso também é muito forte”, comenta Granado.
Apesar da alta concorrência, o filme possui chances reais de ganhar, segundo especialistas ouvidos pelo Terra. A premiação está prevista para o dia 2 de março em Los Angeles, com apresentação de Conan O'Brien.