'Carregado de racismo e transfobia': filme 'Emilia Pérez', recordista de indicações ao Oscar 2025, é alvo de crítica polêmica e pesada de filósofo espanhol

O filósofo espanhol Paul B. Preciado criticou o filme 'Emilia Pérez', um dos grandes concorrentes de 'Ainda Estou Aqui' no Oscar 2025, em um artigo publicado no El País. Veja mais detalhes a seguir:

23 jan 2025 - 20h53
(atualizado em 24/1/2025 às 00h00)
'Carregado de racismo e transfobia': filme 'Emilia Perez', recordista de indicações ao Oscar 2025, é alvo de crítica polêmica e pesada de filósofo espanhol.
'Carregado de racismo e transfobia': filme 'Emilia Perez', recordista de indicações ao Oscar 2025, é alvo de crítica polêmica e pesada de filósofo espanhol.
Foto: Divulgação, Netflix / Purepeople

O filme musical "Emilia Pérez", com 13 indicações, incluindo a de "Melhor Filme" para o Oscar 2025, foi alvo de duras críticas polêmicas do filósofo espanhol Paul. B. Preciado. Ele é um dos grandes adversários de "Ainda Estou Aqui", de Walter Salles, na disputa pelo prêmio.

A produção do diretor Jacques Audiard, na qual Selena Gomez e a atriz espanhola Karla Sofia Gascón integram o elenco, foi criticada por Paul num artigo publicado no El País, jornal espanhol. No último dia 10 (janeiro), o pensador disse:

Publicidade

"O filme de Audiard conta, segundo sua própria descrição, a história de Manitas, um maldito traficante mexicano que muda de gênero e se transforma em Emilia para tentar escapar de seu destino.", pontuou. 

Na sequência, ele apontou o filme como sendo uma ruína: "Embora seja apresentada como o resumo do cinema moderno repleto de números musicais e invenções visuais e narrativas, 'Emilia Pérez' é, quando se conhece a história das representações de pessoas trans, um pergaminho de ruínas semióticas coloniais e binárias tão previsíveis quanto anacrônicas."

'Racismo e Transfobia', diz filósofo espanhol sobre 'Emilia Perez'

O concorrente de "Ainda Estou Aqui" - vale lembrar que Selton Mello deu vida ao ex-deputado Rubens Paiva no filme -, recebeu ainda mais críticas polêmicas: "Perpetua uma visão psicopatológica da transição de género baseada em quatro premissas: criminalização, exotização etnográfica, representação médica-cirúrgica da transição de género e assassinato", frisou Paul.

O p...

Publicidade

Veja mais

Matérias relacionadas

Essas fotografias históricas recriadas pelos atores de 'Ainda Estou Aqui', filme cotado ao Oscar 2025, vão te surpreender

Forte concorrente de 'Ainda Estou Aqui' no Oscar, 'Emília Perez' vive polêmica por IA em voz da protagonista, Karla Sofia Gascón. Entenda!

'Não tá bonito': corpo de Maiara, pesando 45 kg, vira alvo de duras críticas de Cariúcha e instaura climão no 'Fofocalizando'. Aos detalhes!

Yasmin Brunet magra demais? Modelo é alvo de críticas após perder peso e rebate comentários na web: 'Faz 10 anos já...'

Morte de Silvio Santos faz Globo entrar em plantão; SBT exibe desenhos e é alvo de críticas na web. Entenda!

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se