Direção e roteiro nas mãos de Takashi Yamazaki
O estúdio japonês Toho anunciou a produção de um novo filme da franquia "Godzilla", que contará novamente com a direção e o roteiro de Takashi Yamazaki, cineasta responsável por "Godzilla Minus One". O vídeo do anúncio oficial confirma a volta de Yamazaki, mas não esclarece se o novo projeto será uma sequência direta de "Minus One" ou uma narrativa independente. Detalhes sobre o elenco também não foram divulgados.
Assine Amazon Prime e os primeiros 30 dias são pagos pelo Terra
O retorno do monstro
Disponibilizado mundialmente pela Netflix, "Godzilla Minus One" foi uma espécie de filme de origem, que celebrou o 70º aniversário do icônico kaiju, resgatando o Godzilla assustador e poderoso dos primeiros lançamentos. A produção se destacou pelas sequências de ação bem coreografadas e efeitos visuais impressionantes, apesar de seu orçamento relativamente modesto. Além disso, sua trama também reviveu os elementos que inspiraram o surgimento da franquia, como a obliteração de Hiroshima e Nagazaki por bombas atômicas no fim da 2ª Guerra Mundial. O caos criado por Godzilla era originalmente uma metáfora para a devastação da guerra e as armas nucleares. No filme, ele destrói cidades inteiras numa alusão direta às tragédias japonesas.
Não por acaso, a trama foi ambientada em 1946, em meio aos destroços da 2ª Guerra Mundial. A trama segue Koichi Shikishima (interpretado por Ryunosuke Kamiki), um piloto kamikaze desonrado que, após se negar a cumprir sua missão suicida, enfrenta o monstro lendário para impedir a destruição de Ginza e Tóquio. O filme explora a culpa do sobrevivente e sua busca por redenção, enquanto tenta reunir um grupo para combater a criatura gigante, com direito a muito melodrama e ênfase na humanidade dos personagens.
"Godzilla" conquista o mundo
"Godzilla Minus One" marcou o retorno da franquia à Toho após sete anos, sendo o primeiro longa japonês do monstro desde "Shin Godzilla", de 2016. O filme não apenas alcançou um marco inédito na bilheteria dos Estados Unidos como também se tornou o primeiro da franquia a conquistar um Oscar.
Takashi Yamazaki levou para o Japão o Oscar mais recente de Melhores Efeitos Visuais, superando blockbusters americanos como "Guardiões da Galáxia Vol. 3", "Resistência", "Missão Impossível: Acerto de Contas" e "Napoleão".
Gênio dos efeitos visuais
Considerado um gênio dos efeitos visuais, Yamazaki também trabalhou no game "Onimusha 3" (2003), na adaptação live-action do anime cult "Patrulha Estelar" (2010) e no filme anterior do monstro, "Shin Godzilla" (2016). Como diretor, era até então mais conhecido por assinar animações, como "Friends: Aventura na Ilha dos Monstros" (2011), "Lupin III: O Primeiro" (2019) e os dois "Stand by Me Doraemon" (2014 e 2020).
O diretor voltará a assinar os efeitos, além de escrever e dirigir o próximo filme.