O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), celebrou nesta quinta-feira, 23, as indicações de Fernanda Torres e do filme Ainda Estou Aqui ao Oscar 2025. A lista completa de finalistas foi divulgada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Em suas redes sociais, o chefe de Estado parabenizou Fernanda Torres e toda a equipe do longa:
A turma de “Ainda Estou Aqui” já pode pedir música. Três indicações ao Oscar: Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Atriz e, olha, MELHOR FILME. Quanto orgulho! 🇧🇷 Beijo para Fernanda Torres e Walter Salles.
Em seu perfil no Instagram, Lula foi mais sucinto: "Brasil totalmente indicado". A frase é uma referência à própria Fernanda Torres, que viralizou no programa Que História É Essa Porchat relatando um perrengue que passou durante uma gravação do Altas Horas (Globo).
Fernanda Torres indicada ao Oscar 2025
Como projetado pela imprensa especializada, Fernanda Torres foi indicada na categoria Melhor Atriz, concorrendo ao lado de Demi Moore, Cynthia Erivo, Karla Sofía Gascón e Mikey Madison.
O filme Ainda Estou Aqui, por sua vez, recebeu duas nomeações: uma por Melhor Filme Internacional e outra de Melhor Filme, a principal categoria da premiação.
O feito é histórico: é a primeira vez que uma produção brasileira concorre como Melhor Filme no Oscar, disputando a estatueta com grandes produções estrangeiras e de Hollywood, como Anora, O Brutalista, Um Completo Desconhecido, Conclave, Emilia Pérez, Nickel Boys, A Substância e Wicked.
A última indicação do Brasil ao Oscar foi em 2020, quando a cineasta Petra Costa concorreu na categoria Melhor Documentário pela obra Democracia em Vergitem.