Descontentamento com filme "esquerdista"
Enquanto boa parte do Brasil parou na manhã desta quinta (23/1) para celebrar as indicações históricas de "Ainda Estou Aqui" ao Oscar 2025, com Fernanda Torres na categoria de Melhor Atriz e o longa nas categorias de Melhor Filme e Melhor Filme Internacional, teve gente que usou as redes sociais para protestar. Perfis bolsonaristas lamentaram e desdenharam o reconhecimento internacional do filme.
As críticas variaram desde ataques à temática da obra até teorias conspiratórias envolvendo a premiação.
"O tema do filme é o assunto mais batido que existe. Só é relevante em roda de esquerdista militante. Não assistiria nem de graça. Aliás, o Oscar é uma premiação enviesada e esvaziada. Ninguém liga", escreveu um usuário.
Outros comentários destacaram o tom político do filme. Um perfil comparou o longa ao vencedor do Oscar "Parasita", afirmando: "Ambos foram produzidos por esquerdistas podres de ricos. Ambos são propagandas esquerdistas que visam denegrir o próprio país". Ele também acusou Walter Salles e o diretor sul-coreano Bong Joon Ho de "odiar o próprio povo". "Só esquerdista gosta".
Críticas à "lulista" Fernanda Torres
Fernanda Torres, indicada por sua interpretação como a ativista política Eunice Paiva, foi alvo de ataques diretos. Um perfil a chamou de "vassala do regime lulista", outro a chamou de "mamadora rouanet caviar". Vale lembrar que "Ainda Estou Aqui" não teve incentivo da Lei Rouanet.
Oscar "comunista"
Muitos ataques também se voltaram contra a própria premiação. Comentários como "Oscar comunista, o que essa merda muda na vida do pobre brasileiro?" e "Hollywood virou um antro de militância esquerdista" foram comuns entre os críticos, que ainda citaram que Oscar não enche barriga, aproveitando para criticar o governo Lula.
Bolsonaristas tentaram boicotar o filme
Vale lembrar que houve uma mobilização de perfis de direita incentivando o boicote ao filme na época de sua estreia no Brasil. Esses grupos argumentavam que a produção era comunista, estrelada por uma apoiadora de Lula e promovia uma visão parcial sobre a ditadura militar brasileira, que muitos defendiam não ter existido. Apesar dos esforços, o longa-metragem dirigido por Walter Salles bateu recorde de bilheteria, demonstrando que o boicote não teve o efeito desejado. Com mais de 3,5 milhões de espectadores, "Ainda Estou Aqui" se tornou o maior sucesso nacional desde "Minha Mãe É uma Peça 3" em 2019.
Críticas do ex-secretário de Cultura
Mario Frias, ex-secretário de Cultura durante o governo de Jair Bolsonaro, foi uma das grifes bolsonaristas a assinar postagens virulentas contra "Ainda Estou Aqui". Frias afirmou que o filme se baseia em "ficção e desinformação da esquerda brasileira" sobre uma "ditadura inexistente". Para ele, qualquer premiação ao filme não representa uma vitória para o Brasil, mas sim uma tentativa de distrair o público com narrativas distorcidas do passado.
Filme reconhecido globalmente
Alheio ao "mimimi", "Ainda Estou Aqui" se destacou internacionalmente, com 95% de aprovação no site americano de críticas Rotten Tomatoes, uma nota maior que a de todos os outros concorrentes ao Oscar 2025. Além disso, vem sendo apontado por publicações como Variety e The Hollywood Reporter como o grande favorito ao prêmio de Melhor Filme Internacional.
A cerimônia do Oscar está marcada para o domingo de carnaval, 2 de março, e será transmitida no Brasil pela TNT e pela plataforma Max, a partir das 21h.
O tema do filme é o assunto mais batido que existe. Só é relevante em roda de esquerdista militante. Não assistiria nem de graça. Aliás, o Oscar é uma premiação enviesada e esvaziada. Ninguém liga
— Jenny Dias (@diasjonny) January 23, 2025
Parasita e Ainda Estou Aqui tem tudo em comum
- Ambos foram produzidos por esquerdistas podres de ricos
- Ambos são propagandas esquerdistas que visam denegrir o próprio país
- Walter Salles e Joon Ho são putinhas dos EUA que odeiam o seu próprio povo
- Só esquerdista gosta pic.twitter.com/mHoWPa9zzD
— Enkidu🇧🇷⩩▐┛☭⃠ (@Enkidu_9893) January 23, 2025
Lilo vou falar o que infelizmente pode acontecer, é uma previsão minha, essa porcaria pode não ganhar o Oscar principal mas a academia vai arrumar um jeito de entregar um, porque? Porque os democratas querem influenciar os brasileiros e como o oscar é esquerdista (+)
— PatriotRobot (@PatriotRobot) January 23, 2025
Fernanda Torres, VASSALA do regime lulista. Ditadura para vocês, prêmio bosta 💩 para mim. https://t.co/cK0LWIt8pR
— End Wokeness Brazil🇧🇷🇺🇸🇮🇱🇮🇹🇸🇻🇦🇷 (@EndWokenessBR) January 23, 2025
Filme ruim, bancado pelo bilionário dono do Itaú. Nada a ver com realidade de ninguém.
— Carlos Miguel Lerner 🇧🇷 🇮🇱 🆎 (@OCARLOSMIGUEL33) January 23, 2025
Eu gosto de cinema , gosto de ver filmes e tal , mas eu ,comemorar o Oscar por um ator ou atriz esquerdista , nunca , principalmente postar em rede social , nunca mais!
— Joaopaulo_dt (@joaopaulo_dt00) January 23, 2025
Os póbi comendo osso e a latrina comunista preocupada com três indicações e a Fernanda Torres mamadora rouanet caviar, brasileiro não tem síndrome de vira-latas, brasileiro nem pra lata serve https://t.co/O3O2nDVMko
— OCarluxu (@OCarluxu) January 23, 2025
Foda-se o Oscar!
Homem que se importa com Oscar é viado!
Qual filme do Rambo venceu esse premio?
Caso encerrado; Foda-se o Oscar!
Esquerdista que se importa com o Oscar é hipócrita!
Agora uma premiação Estadunidense é relevante?
Caso encerrado; Foda-se o Oscar!
— M4R (@luismarianoa) January 23, 2025
Esquerdista que se importa com o Oscar é hipócrita!
Agora uma premiação Estadunidense é relevante?
VTnC!
— M4R (@luismarianoa) January 23, 2025
Não me importo. Oscar não leva comida em minha mesa, só desperta a vaidade esquerdista dado pela elite mundial de Hollywood que tb é esquerdista.
— Emerson O Santos (@Emeron2033) January 23, 2025
O entusiasmo fabricado em torno do filme "Ainda estou aqui" é o exemplo mais recente de como a máfia cultural brasileira esta cada vez mais fechada em sua bolha.
Sempre a mesma cartilha esquerdista sobre o período 60-80, e a militada atual.
— M.C.S 🏴 (@EmeCeesse) January 23, 2025
Vingança do povo lacrador/esquerdista de hollywood.
Há tempos que o OSCAR é uma "instituição" politica partidária progressista de esquerda. https://t.co/sX9x9noMZQ
— Inabc (@Inbacar) January 23, 2025
Hollywood virou um antro de militância esquerdista há há algumas décadas. Até uns 20 anos atrás ganhar um Oscar poderia significar alguma coisa. Hoje, não mais.
— Jabez110493 (@LShavuot) January 23, 2025
Oscar,Miss universo entre outras e so panelinha de esquerdista militantes, sao instituições de esquerda pra premiar esquerdista nada alem disso
— lili208🌸🌸 (@elizangela_rod) January 23, 2025
O mesmo Oscar que grande parte dos artistas estão envolvidos nos crimes do P Diddy e do Jeffrey Epstein, com inúmeros casos de tráfico sexual, pedofilia e sabe-se lá mais o que.
Realmente ela está no lugar certo, com todo aquele fedor esquerdista que a @RedoGlobo adora #GloboLixo
— George Washington Da Silva (@GeorgeW92169508) January 23, 2025
Oscar comunista o que essa merda muda na vida do pobre brasileiro hipócritas FDP https://t.co/1uznyom9Ot
— Reinaldo Francisco dos Santos (@ReinaldoFr80246) January 23, 2025
🤮
O filminho, lixo ideológico, "Ainda estou aqui" tem tanto valor quanto os "artistes" brasileiros, ou seja ZERO !!!
Fernanda Torres, tem o mesmo valor que Janja, Lularapio… e toda a corja de, seus iguais, parasitas de dinheiro público, que os cercam ! !
— AntiEsquerda 🇧🇷 🇮🇱 (@RobsonG2c) January 21, 2025