Estava tudo certo. 'Pantanal' seria sucedida por 'Todas as Flores', de João Emanuel Carneiro.
O autor já estava adiantado na escrita dos 150 capítulos previstos do folhetim. De repente, uma mudança drástica.
Em março, a Globo decidiu que a novela perderia sua vaga na TV aberta e seria lançada no Globoplay, com apenas 85 capítulos.
Gloria Perez assumiria o horário das 21h com 'Travessia'. Surpreendida, a autora precisou acelerar a produção dos roteiros.
Ela é a única entre os dramaturgos da Globo que escreve sozinha, sem o auxílio de uma equipe.
A troca de novelas gerou fofocas. João Emanuel teria ficado chateado com o 'rebaixamento' de sua trama para a plataforma de streaming, acessada por muito menos pessoas do que a TV aberta.
Em entrevista a 'O Globo', ele negou a insatisfação. "Não achei ruim sair do horário nobre. Estou adorando porque dá para fazer uma coisa mais concisa."
Na mesma matéria, João Emanuel arriscou uma explicação para a decisão da emissora de colocar no ar as novelas em simultâneo, uma na TV e outra no Globoplay.
"Tenho a impressão de que a direção da Globo quis dar dois tiros ao mesmo tempo."
Ele tem razão. Um tirou deu muito certo. Sua 'Todas as Flores' é sucesso de crítica, visualizações e engajamento nas redes sociais.
O outro tiro ricocheteou e até hoje não acertou nada. Após 50 capítulos, 'Travessia' se arrasta sem rumo.
A novela está com audiência baixa (média de 23,5 pontos, 4 a menos do que 'Pantanal' no mesmo período), é mal avaliada na imprensa e gera tímida repercussão na internet.
Difícil entender como a direção de teledramaturgia não viu a fragilidade do folhetim ao ler a sinopse, aprovar sua produção e, depois, deduzir merecer o lugar de 'Todas as Flores' na TV.
Em 'Travessia' não há suspense a respeito do destino dos personagens. Falta indicar ao público onde querem chegar e mostrar uma trajetória interessante.
Os protagonistas geram irritação ou indiferença pela ausência de carisma. Não há identificação popular com eles.
Quem assiste não se solidariza com seus dramas nem vibra com as pequenas vitórias. É uma novela sem a torcida dos telespectadores.
Enquanto isso, 'Todas as Flores' apresenta ritmo ágil, reviravoltas, ganchos de suspense ao final de cada episódio, atuações vigorosas.
Trata-se de um folhetim clássico com pitadas de novidade, como o inédito protagonismo de uma deficiente visual.
Bem construídos e valorizados por atores inspirados, os maiores papéis obrigam o público a amá-los ou odiá-los, um maniqueísmo desejável para fidelizar a audiência.
A novela do streaming tem ainda a melhor personagem do ano na teledramaturgia: Mauritânia, a ex-atriz pornô negra que herda uma fortuna e precisa enfrentar a elite preconceituosa.
O público se apaixonou pela interpretação de Thalita Carauta, uma coadjuvante que ganhou status de heroína da história.
Com tantas qualidades visíveis de 'Todas as Flores' e os explícitos defeitos de 'Travessia', por que a Globo promoveu essa mudança desastrosa?
Dois motivos se destacam. O primeiro está relacionado ao histórico recente dos autores.
Gloria Perez vinha de um novelão de sucesso, 'A Força do Querer', exibido entre abril e outubro de 2017, com média geral de 35,6 pontos, 30% maior do que a da antecessora, 'A Lei do Amor'.
João Emanuel não foi tão feliz em sua última criação das 21h. 'Segundo Sol', no ar de maio a novembro de 2018, recebeu aprovação moderada e enfrentou a crítica por se passar na Bahia com elenco predominantemente branco.
O folhetim marcou média de 33,6 pontos no Ibope, 5 a menos do que a novela anterior, 'O Outro Lado do Paraíso'. Não deixou saudade.
A cúpula da Globo apostou em 'Travessia' por acreditar que Gloria Perez ofereceria a carga dramática necessária para manter o interesse do público após o bem-sucedido remake de 'Pantanal'.
O outro fator tem a ver com a concorrência. Na época da decisão, crescia a expectativa em relação à novela 'Segundas Intenções', anunciada pela HBO Max, com vários ex-globais no elenco.
A Globo viu surgir uma ameaça concreta no território que domina — o da teledramaturgia — e ao Globoplay, plataforma com crescente participação no faturamento do grupo de comunicação da família Marinho.
Lançar 'Todas as Flores' fez parte da estratégia de marcar presença no streaming e tentar amenizar o impacto da estreia do concorrente no gênero mais popular de ficção.
Por fim, a HBO Max se viu atingida pela fusão entre Warner e Discovery, o que suspendeu grandes investimentos até segunda ordem.
Após longa espera, o elenco de 'Segundas Intenções' foi dispensado. O Globoplay acabou reinando sozinho com o êxito de 'Todas as Flores'.
O desastre de 'Travessia' tira o sono dos diretores de teledramaturgia da Globo. Há um esforço para salvar a novela, prevista para terminar em maio. Um encurtamento já está em discussão.
Os novos poderosos do departamento repetem o erro cometido pelo antigo chefão da área, Silvio de Abreu.
Ele deixou a emissora em 2020, após duas decisões erradas. A primeira, autorizar a produção de 'O Sétimo Guardião', folhetim de Aguinaldo Silva.
Vários alunos de um curso de escrita dramatúrgica ministrado pelo autor entraram na Justiça para reivindicar a coautoria da história. Tiveram vitória parcial e os nomes foram incluídos na vinheta da novela.
Internamente, repercutiu mal a Globo pagar alto salário a um autor e ser envolvida em suspeita de plágio. Para piorar, 'O Sétimo Guardião' foi um fracasso no Ibope.
Mexericos picantes envolvendo alguns atores suscitaram mais comentários na imprensa e nas redes sociais do que as tramas e os personagens. Aguinaldo Silva acabou dispensado depois de quatro décadas no canal.
O segundo equívoco que enfraqueceu Silvio de Abreu na Globo foi bancar 'Um Lugar ao Sol', de Lícia Manzo, na faixa das 9 da noite. Inicialmente, seria uma novela das 18h.
Apesar de ter qualidades, o folhetim não conseguiu se conectar com o público. Por ter sido totalmente gravado na época das reprises motivadas pela pandemia, não havia como fazer alterações na trama.
'Um Lugar ao Sol' entrou para o ranking dos recordes como a novela das 20h-21h com pior audiência da Globo desde 1969. Média geral de 22,3 pontos.
Na sequência, 'Pantanal' resgatou o prestígio do horário (o mais caro para se anunciar na TV) com média de 29,6 pontos, dentro da meta de 30. Agora, 'Travessia' coloca a recuperação de público em risco.