No di 19 de junho, é comemorado o Dia do Cinema Brasileiro em homenagem às primeiras imagens a serem gravadas em território brasileiro. Mais do que isso, ele serve para aplaudir os talentos que contribuem com a nossa produção cultural na frente e atrás das câmeras nas cinco regiões do país. Também destacamos a importância do cinema nacional no cenário internacional, deixando de lado a (já batida) síndrome de vira-lata.
Para celebrar a data, deixamos aqui a dica de um dos mais célebres longas-metragens brasileiros dos últimos anos, mas que ainda não tinha chegado ao streaming. A Vida Invisível, do diretor Karïm Ainouz, foi lançado em maio de 2019 no Festival Internacional de Cinema de Cannes e meses depois chegou aos cinemas daqui. Agora, cinco anos depois, ele está disponível no catálogo do Globoplay.
Assine Amazon Prime e os primeiros 30 dias são pagos pelo Terra
Baseado no romance "A Vida Invisível de Eurídice Gusmão", escrito pela autora pernambucana Martha Batalha, o drama foi altamente aclamado pela crítica desde sua estreia. Com 93% de aprovação no Rotten Tomatoes, a produção venceu a mostra Um Certo Olhar em Cannes e entrou para a lista do The Hollywood Reporter dos 10 melhores filmes do festival.
A Vida Invisível foi eleito como o nosso representante para a categoria de Melhor Filme Estrangeiro do Oscar 2020, mas não ficou entre os finalistas e Parasita levou o prêmio. Na mesma edição, Democracia em Vertigem, de Petra Costa, foi indicado como Melhor Documentário.
Qual é a história de A Vida Invisível?
Dia das Mães: O filme mais emocionante sobre maternidade é uma verdadeira joia do cinema brasileiro
Mês do cinema nacional: 9 grandes clássicos da cinematografia brasileira no streaming