A série 'O Problema dos 3 Corpos' da Netflix é um excelente exemplo de ficção científica. Ele entrelaça teorias e observações científicas reais com uma história fictícia, sobre o primeiro contato da humanidade com uma espécie alienígena. A série de ficção científica desenvolvida pelos criadores de 'Game of Thrones' adapta o célebre romance de mesmo título, do autor Cixin Liu e suas duas sequências.
Mas qual é "o problema dos 3 corpos"? O problema da física do mundo real é a chave para compreender o grande mistério da série Netflix. Para que você não fique completamente confuso enquanto assiste, aqui você encontrará uma explicação simplificada para o problema dos 3 corpos e seu papel na série. No entanto, vale dizer que você não encontrará explicações matemáticas complexas aqui.
Qual é o "problema dos 3 corpos"?
O problema dos 3 corpos vem do campo da física, mais precisamente do ramo astronômico da mecânica celeste, e pode ser rastreado até as observações de Isaac Newton. Para resumir de forma muito simples: trata-se de três corpos cuja atração um pelo outro, causa um problema "insolúvel". Os corpos incluem planetas, sóis ou luas.
Neste caso, o problema refere-se ao cálculo ou previsão dos movimentos de três corpos. Embora a trajetória de dois corpos influenciados por forças gravitacionais possa ser resolvida utilizando modelos matemáticos, o caso de três corpos com massas diferentes parece completamente diferente.
Três corpos que se atraem e se repelem causam process…