Os filmes de ação e guerra costumam estar entre os favoritos do público, já que misturam muitos elementos que, quando bem executados, deixam o espectador na ponta da cadeira. Muitos desses filmes também tornaram-se obras de arte consagradas, como "Bastardos Inglórios" e "1917", uma vez que retratam o realismo dos conflitos bélicos sem deixar de criticar a banalização da violência. Mas, infelizmente, nem todos são tão bons fazendo isso.
Por isso, o Collider ranqueou os piores filmes de guerra lançados no século 21, incluindo na lista títulos que passaram longe do realismo histórico ou que foram desrespeitosos e clichês; será que você concorda com os escolhidos? Confira, a seguir, o top 5.
O top 5 dos piores filmes de guerra do século 21:
5º- Homens de Coragem (2016)
Estrelado por Nicolas Cage, o longa história conta a verdadeira história da equipe USS Indianapolis, presa no mar das Filipinas por cinco dias após entregar as armas atômicas que ajudaram no fim da Segunda Guerra Mundial. Enquanto esperam o resgate, eles passam fome, sede e ataques de tubarão.
A história real que inspirou os eventos é tida como uma das mais trágicas da marinha norte-americana. Mas a dramatização não faz jus com efeitos e atuação ruins, além de escolhas de elenco questionáveis e pouca precisão. O longa está disponível no Adrenalina Pura, no Prime Video Channels.
4º- Alexandre (2004)
O filme com Colin Farrell, Angelina Jolie e Anthony Hopkins, dirigido por Oliver Stone, deixou uma marca indelével no cinema. Descrito como "chato, longo e um dos piores filmes já feitos, foi considerado um fracasso de bilheteria e está disponível para aluguel no YouTube Filmes.
3º- Soldado Anônimo 2: Campo em Chamas (2014)
Segundo a sinopse oficial, "sem tanques ou apoio aéreo, um cabo e a sua equipe devem reunir toda a coragem e poder de fogo que puderem para abrir caminho pelo Afeganistão devastado pela guerra e levar uma ativista anti-Talibã para um lugar seguro".
O longa é uma sequência de "Soldado Anônimo", dirigido por Sam Mendes e estrelado por Jake Gyllenhaal, mas é genérico, sem emoção e sem os visuais espetaculares do primeiro. Disponível para aluguel.
2º- Air Strike (2018)
Com grandes nomes do cinema americano, como Bruce Willis e Adrien Brody, o filme de guerra chinês acompanha múltiplas perspectivas antes e durante os bombardeios japoneses a Chongqing durante a Segunda Guerra Sino-Japonesa. No entanto, ele entrou na lista graças ao roteiro fraco, diálogos enfadonhos e CGI "tenebroso".
1º- Sniper: Operações Especiais (2016)
Um veterano Sniper, o sargento Jake Chandler (Steven Seagal) foi enviado para uma pequena vila Afegã para resgatar um homem do congresso americano sequestrado pelo Talibã. O resgate é um sucesso , mas Jake ainda precisa salvar seus soldados feridos durante a missão, e volta ao vilarejo para trazer seus homens de volta.
Descrito como "incoerente, mal-atuado e bagunçado", o longa, segundo a revista, é tedioso e desinteressado na própria história, além de confuso, com personagens mal-desenvolvidos e nada que prenda o espectador.