Arcane se tornou uma das grandes surpresas dos últimos anos e a animação baseada no jogo League of Legends conseguiu trazer a um público ainda maior muitas das particularidades narrativas - sejam elas coesas ou não - pelas quais fãs do game da Riot tanto se interessam desde 2009.
O sucesso tornou impossível que a grande conclusão da guerra sociopolítica entre Piltover e Zaun, algumas das cidades que representam a desigualdade do universo de Runeterra, chegasse de forma satisfatória a todos - personagens e telespectadores. Mas a roteirista Amanda Overton, que esteve na CCXP24, disse ao AdoroCinema que o final da trajetória seria o mesmo desde a concepção de Arcane.
"Um dos presentes de Arcane é que nós sabíamos o final desde o começo", disse a profissional que também é produtora executiva da animação. Antes mesmo de Overton terminar a frase, Reed Shannon, voz original de Ekko que participou da entrevista ao lado de Mick Wingert, que deu voz ao Heimerdinger, expressou surpresa e continuou: "Desculpa, toda vez que converso com ela aprendo algo totalmente novo".
Em meio a risadas, Overton continuou: "era para ser apenas uma temporada, então escrevemos um episódio 9 no final da primeira temporada que era bem similar ao episódio 9 [da segunda temporada] que vocês viram".