Anatomia de Uma Queda chegou aos cinemas brasileiros na última quinta-feira (25), mas já estava no radar dos cinéfilos desde maio do ano passado, quando venceu a Palma de Ouro no Festival de Cannes.
No enredo do longa-metragem de Justine Triet, Samuel (Samuel Theis) é encontrado morto na neve do lado de fora do chalé isolado onde morava com sua esposa, Sandra (Sandra Hüller) e seu filho Daniel (Milo Machado Graner), de 11 anos, que tem deficiência visual.
A investigação conclui se tratar de uma "morte suspeita": é impossível saber ao certo se ele tirou a própria vida ou se foi assassinado. A viúva é indiciada, tendo seu próprio filho no meio do conflito: entre o julgamento e a vida familiar, as dúvidas pesam na relação mãe-filho.
O filme trata sobre a fragilidade da verdade, do quando o nosso julgamento pode ser afetado a partir do ponto de vista que nos é apresentado (ou aquele em que queremos acreditar). Mesmo assim, alguns espectadores seguem se perguntando se Sandra matou ou não Samuel.
Sandra Hüller deu a resposta em um texto da Variety publicado na última segunda-feira (29), mas pode não ser tão satisfatória. Definindo o roteiro, co-escrito por Justine Triet e Arthur Harari, como "perfeito", a atriz protagonista revelou que a própria diretora se recusou a contar o que realmente aconteceu com Samuel.
"É claro que eu queria saber se ela era culpada ou não, mas minha diretora não me contou. Ela apenas disse uma frase horrível: 'Interprete-a como…
Por que a França não escolheu Anatomia de uma Queda como representante no Oscar?