A animação Astronauta, inspirada na série de graphic novels criada por Danilo Beyruth, traz temas adultos e mostra o potencial de personagens de ficção científica para fazer pensar sobre o futuro.
Criado em 1963, inspirado pela corrida espacial (dois anos antes, Yuri Gagarin havia viajado para fora do nosso planetinha), Astronauta foi uma das primeiras tiras de Mauricio de Sousa. Pode-se dizer que aquele loirinho numa roupa em formato de bola ajudou a abrir o caminho para a criação do Monicaverso. E com a animação que chega agora à plataforma Max, o personagem faz isso mais uma vez.
O desenho animado tem temática adulta e os episódios exibidos até agora tiveram a coragem de colocar com naturalidade temas como corrupção internacional e relacionamentos homoafetivos. Isso mostra que Maurício está atento às mudanças sociais e culturais, não deixando seus personagens pararem no tempo, mantendo-se assim relevante para diferentes perfis de público.
A animação "Astronauta" vem da série de graphic novels criada por Danilo Beyruth, que apresenta em 6 álbuns uma aventura de ficção científica densa, complexa e que exigiu bastante pesquisa sobre astrofísica por parte do autor.
O desenho animado é um prequel, mostrando como antes das HQs, Pereira (o nome verdadeiro do Astronauta) foi abduzido e teve sua vida completamente alterada. Astronauta mostra que qualquer personagem, até os que navegam pelo espaço dentro de uma bola, tem potencial para fazer pensar sobre o futuro, tanto o real, quanto o imaginário.
(*) Thiago Costa é professor, pesquisador de Cultura Pop e empreendedor. Está nas redes como @profthicosta.