O livro francês "As Segundas Intenções", romance epistolar do Século 18, já foi adaptado para o cinema, em versões mais ou menos livres, cerca de 11 vezes. As duas mais conhecidas são um filme de 1988 dirigido por Stephen Frears e um de 1999, com Sarah Michelle Gellar, Reese Witherspoon e Selma Blair --intitulados, respectivamente, "Ligações Perigosas" e "Segundas Intenções". As duas obras, apesar disso, são bem diferentes, o que já nos dá uma ideia do quão camaleônicas são as possibilidades envolvendo essa história.
É nisso que aposta a mais nova versão da obra, que desta vez chega em formato seriado. Já disponível no Prime Video, a série "Segundas Intenções" propõe um olhar atualizado para a narrativa que se tornou um clássico dos anos 2000, jogando por poder e controle com as armas das quais a juventude dispõe hoje.
Para o ator Sean Patrick Thomas, que esteve no longa original como Ronald Clifford e volta agora interpretando o professor Hank Chadwick, são dois projetos bem diferentes um do outro. "O que a série tem a oferecer que é diferente é que ela se passa em um cenário muito moderno. Ela realmente não tem nenhuma conexão com nada que já foi feito antes em termos do mundo em que ele está", conta o ator, em entrevista ao Terra.
"Os personagens são baseados nos mesmos personagens clássicos do romance original, mas é atualizado para agora. E é ambientado em uma faculdade de elite entre os super-ricos dessa faculdade, dentro do mundo do sistema grego, as fraternidades e as irmandades. E então, nesse sentido, é muito diferente do filme, que foi ambientado mais no Upper East Side, retratando a rica sociedade de elite de lá. Ela lida fundamentalmente com as pessoas que são a crosta superior da sociedade, como elas governam o mundo social em que vivem, e como elas usam chantagem, traição e engano para conseguir as coisas que querem."
Sean Patrick Thomas, em entrevista ao Terra.
Com oito episódios na primeira temporada, já disponível no streaming, a nova adaptação acompanha os alunos de elite da Manchester College, uma universidade de Washington, D.C. "onde a reputação significa tudo, as fraternidades e irmandades são as maiores, e dois irmãos adotivos, Caroline Merteuil e Lucien Belmont, farão de tudo para permanecer no topo da hierarquia social".
Depois que um incidente de trote ameaça os irmãos, eles farão o que for necessário para preservar seu poder e sua reputação - mesmo que isso signifique seduzir Annie Grover, a filha do vice-presidente dos Estados Unidos. Corações serão partidos, lealdades serão testadas e segredos serão revelados nessa corte real moderna que é a Manchester College.
Para a atriz Sara Silva, americana com raízes brasileiras que faz seu primeiro grande trabalho na série, a conexão com o público atual acontece de forma muito simples: "Eu sinto que, se tem uma coisa que a série ainda tem, é sexo. E os jovens amam sexo. Então, definitivamente estamos marcando essa caixa", ri.
"Mas ela tem uma sensação atemporal. Há um pouco de nostalgia, mas há uma pegada moderna. E se passa em uma faculdade. Eu sinto que há aquela sensação de como é começar em uma escola nova", reflete. Mesmo se você não está em uma irmandade ou fraternidade, eu acho que você entende esse sentimento de tentar descobrir o que é preciso para tentar se envolver em qualquer coisa."
Sara Silva, em entrevista ao Terra.
A primeira temporada de "Segundas Intenções" já está disponível completa no Prime Video.