Série 'Pinguim' explora Gotham City violenta e muito sexy

Como "Pinguim" remixou os quadrinhos de Batman para criar um drama original de crime em Gotham

17 set 2024 - 06h56
(atualizado às 14h16)
Resumo
A série 'Pinguim' da HBO, continuação de 'The Batman', não se baseou em 'The Long Halloween' como previsto, sendo mais parecida com um drama policial do que com um show de quadrinhos.
Série 'Pinguim' explora Gotham City violenta e muito sexy
Video Player

Mais de uma história dos 85 anos de existência de Batman nas páginas serviu como base para a próxima série da HBO, "Pinguim", uma continuação de "The Batman", dirigido por Matt Reeves, que traz Colin Farrell de volta como Oz Cobb. Ainda assim, a série não parece ser um "show de quadrinhos". No início, os fãs da DC previram que o drama poderia adaptar "The Long Halloween", um dos arcos de quadrinhos mais notáveis de Jeph Loeb do final dos anos 1990, mas apenas porque personagens como Oz e os filhos de Falcone foram confirmados no programa. Isso já foi descartado.

Assine Amazon Prime e os primeiros 30 dias são pagos pelo Terra

"Há alguns quadrinhos ótimos do Pinguim por aí, mas nenhum é tão seminal quanto alguns desses outros quadrinhos, como 'The Long Halloween' e histórias assim, que fazem você realmente querer uma adaptação direta", explica Lauren LeFranc, showrunner e roteirista principal de "Pinguim", da HBO, à Entertainment Weekly. "Então havia muita liberdade em termos de como moldar Oz e o que criar em termos de seu passado."

Publicidade

"Pinguim" se parece mais com um drama policial do que algo saído de Gotham City. "Scarface" e Scorsese são referências frequentemente mencionadas pelos criativos. "É imperativo que seja diferente dos quadrinhos", diz Reeves, que retorna como produtor executivo da série junto com seu parceiro de produção, Dylan Clark. "O ponto para mim era absorver todo esse material e senti-lo vibrar".

Situado uma semana após os eventos de "The Batman" de 2022, "Pinguim" (que estreia em 19 de setembro na HBO Max) acompanha a ascensão de Oz Cobb, interpretado por Farrell. Ex-tenente-chefe do mafioso Carmine Falcone (John Turturro) e operador do Iceberg Lounge, Oz agora está mirando no vácuo de poder em Gotham City após a morte de seu chefe. Ele só precisa enfrentar alguns outros jogadores poderosos que querem fazer o mesmo. Há os dois herdeiros do império criminoso dos Falcone: Alberto (Michael Zegen), que está tentando lançar uma nova droga no mercado, e Sofia (Cristin Milioti), que acabou de sair de um período no Asilo Arkham. Também há outra grande família do crime, os Maronis, liderados pelo patriarca Salvatore (Clancy Brown) e pela matriarca Nadia (Shohreh Aghdashloo).

Quando LeFranc começou a planejar, ela pensou em quem poderia povoar o círculo de Oz. "Cresci lendo quadrinhos, e muito raramente sentia que as mulheres eram os personagens mais interessantes", ela recorda. "Quando me pediram para fazer isso, minha agenda secreta era criar muitas mulheres interessantes e complicadas — e fazer Oz respeitar as mulheres. Isso era muito importante para mim porque, no drama criminal, muitas vezes seu principal mafioso não respeita as mulheres". Sofia foi um desses personagens dos quadrinhos que se destacou para LeFranc, dada sua proximidade com Carmine. Agora ela é a outra figura principal ao lado de Oz em "Pinguim".

Assista o vídeo com o comentário de André Forastieri.

Publicidade

(*) André Forastieri é jornalista e fundador de Homework. Se você curtiu esse vídeo, assine sua newsletter e receba todo dia útil um post exclusivo. Conheça: andreforastieri.com.br

Homework
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se