Alegações de difamação na série documental
Chris Brown entrou com um processo contra a Warner Bros Discovery e a produtora Ample, alegando que a série documental "Chris Brown: Uma História de Violência" apresenta afirmações falsas e prejudiciais à sua imagem. O cantor americano solicita uma indenização de US$ 500 milhões, cerca de R$ 3 bilhões, por danos morais.
Segundo o site TMZ, Brown afirma que os responsáveis pela produção e divulgação da série ignoraram provas que, supostamente, refutariam as narrativas apresentadas. Lançada dois meses antes dos shows de Brown no Brasil, a produção explora diversos episódios violentos envolvendo o cantor ao longo de sua carreira.
Histórico de violência contra Rihanna
Entre os casos abordados, está a agressão a Rihanna em 2009, quando os dois mantinham um relacionamento. O caso ganhou ampla repercussão após a cantora revelar ter sido agredida com socos, pontapés e mordidas. Na época, Brown foi indiciado, declarou-se inocente inicialmente, mas depois admitiu culpa e pediu desculpas públicas por meio de um vídeo.
A sentença incluiu cinco anos de liberdade condicional, 180 dias de trabalho comunitário na Virgínia e uma ordem para que o cantor mantivesse uma distância de pelo menos 90 metros de Rihanna, reduzida para nove metros em eventos públicos.
"Isso aconteceu comigo. Pode acontecer com qualquer uma", afirmou Rihanna ao programa "Good Morning America" nove meses após o incidente.
Detalhes do documentário
O documentário também traz novas denúncias sobre o comportamento violento do cantor fora dos palcos, com depoimentos de supostas vítimas e especialistas em violência de gênero.
A produção é da Ample Entertainment, mesma produtora por trás do sucesso "Quiet on Set - O Lado Sombrio da TV Infantil", sobre os abusos sofridos por atores mirins, e que neste mês lançou uma nova série documental sobre o rapper Sean "Diddy" Combs, que enfrenta acusações de tráfico sexual e extorsão.
A série "Chris Brown: Uma História de Violência" está disponível na plataforma Max no Brasil.
Carreira e shows no Brasil
Apesar das polêmicas, Chris Brown segue com uma carreira de sucesso. Em dezembro, o cantor lotou o Allianz Parque, em São Paulo, em duas apresentações com ingressos esgotados.
Ele também realizou shows lotados na África em 2024, incluindo apresentações marcantes na Nigéria, Gana e África do Sul, como parte de sua turnê mundial